Na TVT

Uma tragédia familiar, uma tragédia nacional

A história de cinco jovens irmãos operários em busca de melhores condições de vida na metrópole

Derly, Daniel, Joel, Devanir e Jairo se mudaram do interior de Minas Gerais para São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, na década de 1960, junto com os pais, em busca de melhores oportunidades. Tornaram-se operários e começaram a construir a vida recém-iniciada quando o golpe de 1964 lhes alterou drasticamente a trajetória.

A intrigante trajetória da família Carvalho se mistura à nebulosa história recente do país, ainda repleta de perguntas sem respostas. Para os cinco irmãos, que buscavam uma vida feliz da família, o caminho foi o da luta armada e da clandestinidade. As ferramentas de trabalho foram trocadas por metralhadoras e granadas.

Tentando desvendar um pouco dessa luta desigual, o programa ABCD em Revista, da TVT, mergulhou na história dos cinco irmãos da família Carvalho. Foram ouvidos familiares, viúvas, filhos, um neto historiador, um companheiro de luta e um dos irmãos sobreviventes. Com depoimentos, documentos e reconstituições dos momentos determinantes, foram produzidos dois programas de 24 minutos.

O material foi reunido e transformado num documentário de 50 minutos sobre um enredo real e mais intrigante do que um roteirista de cinema pode imaginar. A sessão de lançamento foi realizada num Sábado Resistente, evento do Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política.

Companheirismo, heroísmo, traição, violência, tortura, mortes. Todos esses elementos permitem ao telespectador um contato com fatos ainda pouco conhecidos do grande público. A reconquista da democracia no Brasil custou centenas, talvez milhares de vidas de brasileiros. Entre eles, estão três dos cinco irmãos operários. Um morto por tortura e dois desaparecidos.

A ditadura brasileira foi concretizada sob o pretexto de afastar a ameaça do regime comunista do mundo ocidental com o patrocínio dos Estados Unidos – o país que se gaba de ter sido construído sob o teto da democracia é o mesmo que ajudou a fortalecer regimes autoritários pela América Latina para defender seus interesses.

O que surpreende na história dos irmãos Carvalho é que eles não pertenciam à elite cultural. Não eram intelectuais, estudantes, nem tinham curso superior. Eram operários de chão de fábrica que se indignaram com a intransigência do poder constituído pela força e conseguiram se mobilizar corajosamente contra o inimigo poderoso que governava com o peso do arbítrio.

Ao assistir ao documentário Família Carvalho – Retrato da Resistência Operária contra a Ditadura, o espectador tem a oportunidade de tirar da “clandestinidade”, ou do desconhecimento, Devanir, Derly, Joel, Daniel e Jairo. Os bravos irmãos Carvalho.

O programa pode ser visto pelo site da TVT