na rede

Yeda e as chamas

A Rede Brasil Atual traz informações diárias sobre política, economia, saúde, cultura, cidadania, América Latina e mundo do trabalho no www.redebrasilatual.com.br. Todos os dias e também no Twitter e no Facebook. Por Ricardo Negrão, Anselmo Massad, Evelyn Pedrozo, Jéssica Santos, João Peres, Suzana Vier e Thiago Domenici

zero hora

A governadora Yeda Crusius (PSDB-RS), depois de ser acusada de fazer parte de uma quadrilha instalada no Estado para desviar recursos públicos, enfrenta pedido de impeachment. Pela CPI da Corrupção aberta na Assembleia Legislativa foram divulgadas conversas entre políticos ligados a Yeda. Setembro também marcou a intensificação dos protestos de entidade sindicais e estudantes. O mês poderia ter terminado pior para a governadora, que se livrou a tempo de se queimar ao acender a Chama Crioula, no início da Semana Farroupilha.
http://migre.me/7DMt  –  http://migre.me/7DMF  –  http://migre.me/7DMQ

Dallari, o STF e o Senado

Para o jurista Dalmo Dallari, o momento é adequado para discutir mudanças em instituições como o Senado e o STF. Além de considerar o Senado desnecessário para a democracia, o jurista avalia que a corte máxima do país guarda mal a Constituição. Suas propostas estão detalhadas em entrevista exclusiva à Rede.
http://migre.me/7DNW

Twitter

Senado e Câmara aprovaram a reforma eleitoral. A pressa se justifica, pois qualquer modificação válida para 2010 deveria passar pelo Congresso até 3 de outubro. A principal discussão era a liberação ou não da internet durante o processo eleitoral. Senadores queriam proibir, mas acabaram voltando atrás após intensa mobilização. A Rede Brasil Atual fez a cobertura das discussões do dia no Senado em tempo real, pelo Twitter www.twitter.com/redebrasilatual. Esse canal, mais Orkut e Facebook são constantemente atualizados com informações do dia, discussões e notícias especiais. http://migre.me/7DNm

Honduras

Desde o início do golpe em Honduras, em junho, aqui a cobertura é diferenciada, com entrevistas de especialistas em América Central, direito internacional e de cidadãos hondurenhos. A Rede Brasil Atual transmitiu ao vivo a primeira tentativa de retorno do presidente deposto Manuel Zelaya, com imagens geradas pela Telesur. Até o final de setembro, Zelaya tentava organizar seu retorno, depois de exilar-se em seu próprio país, no interior da embaixada brasileira na capital Tegucigalpa. http://migre.me/7DPO

Além do alcance

Pesquisadores da área de saúde do trabalhador estão preocupados com os impactos que a nanotecnologia pode gerar sobre a saúde humana e ambiental. O tema deve ser olhado de perto, pois, de todos os recursos investidos em pesquisas, menos de 10% são usados para avaliar seus efeitos nocivos. http://migre.me/7DNx

Teatro quer continuar livre

A Escola Livre de Teatro de Santo André (SP) enfrenta ameaça a sua autonomia. Em decisão tomada pela comunidade que adotou a ELT como patrimônio cultural da cidade, e não da prefeitura, as oficinas teatrais foram suspensas desde a demissão do coordenador pedagógico Edgar Castro. Os alunos não concordam com a indicação da atual coordenadora administrativa, Eliana Gonçalves, pela administração do prefeito Aidan Ravin (PTB). Personalidades do meio artístico manifestaram apoio ao grupo, que tem 19 anos e sempre se pautou pela liberdade, inclusive de escolher seus gestores.  http://migre.me/7DN8

Possuídos pelo trabalho

serrakassab

A cientista social Ana Claudia Moreira Cardoso, secretária de Formação Sindical do Dieese, recebeu o Prêmio Capes de melhor tese na área de Sociologia de 2008 com a discussão apresentada pelo livro Tempos de Trabalho, Tempos de Não Trabalho – Disputas em Torno da Jornada do Trabalhador. A acadêmica mostra como o trabalho e a vida fora dele tornam-se partes que se completam. A proposta era acompanhar como os sujeitos vivenciam as 24 horas de seu dia, dentro ou fora do local de trabalho.

A pesquisa de campo foi feita durante um ano e meio com funcionários da Volkswagen, em São Bernardo do Campo. “A ideia era ver como o tempo de trabalho influencia o tempo de não trabalho, porque não existe essa separação”, contou Ana Claudia, em entrevista ao Jornal Brasil Atual.  Ela vê a luta pela redução da jornada para 40 horas semanais como uma forma de ampliar uma conquista já alcançada por alguns setores mais organizados. O Dieese tem estudo que mostra a possibilidade de geração de 2 milhões de empregos com a redução da jornada para 40 horas.

Segundo a pesquisadora, essa combinação do quanto se trabalha e a forma como se trabalha precisa ser entendida. “Estamos voltando ao período pré-revolução industrial, quando as pessoas não separavam o tempo de trabalhar do de não trabalhar.

Há o grupo dos que levam celular e notebook para casa, os que levam trabalho para fazer em casa e os que ficam pensando em como sugerir melhoras à empresa… tudo isso em seu tempo de não trabalho”, relata. A pesquisa constatou que os funcionários, como lazer, limitam-se à passividade diante da televisão e raramente ao churrasco do domingo. “O esporte só aparece na qualidade de exercício para recuperar algum problema físico causado pelo trabalho”, observa.

E quando se aposentam as pessoas estão tão condicionadas que não sabem o que fazer com o tempo livre, porque a vida toda foi dedicada ao trabalho. “As mulheres até reclamam do marido. É insano, deveria ser um momento rico, mas as pessoas já não sabem o que fazer com seu tempo.”

A entrevista ao apresentador Osvaldo Colibri Vitta pode ser ouvida na íntegra em http://migre.me/7ERv.  O programa é sintonizado de segunda a sexta, das 7h às 8h, nos 98,1 FM (para Grande São Paulo) ou a qualquer momento na internet, em www.redebrasilatual.com.br/radio. O livro de Ana Claudia já está nas livrarias (Editora Annablume, R$ 47).