cidadania

Natal sem fome dos sonhos

Campanha prioriza coleta de brinquedos e livros, porque a promoção da diversão e da cultura também alimentam

pratourso

Há 13 anos, a Ação da Cidadania Contra a Fome e Pela Vida, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, promove a campanha para arrecadar alimentos que melhorem a mesa de famílias pobres. Este ano, a campanha Natal Sem Fome dos Sonhos propõe um novo passo na atitude solidária: a idéia é recolher até o dia 20 de dezembro milhares de brinquedos e livros infanto-juvenis para fazer a festa daqueles que não têm acesso a mesa farta, brincadeira e leitura durante todo o ano.

A coordenadora-geral da organização em São Paulo, Maria Aparecida Vieira, afirma que já em 2005 a sociedade civil tomou a iniciativa de doar brinquedos e livros. “É a primeira vez que fazemos a campanha nesses moldes, por isso ainda não temos idéia de quantos brinquedos vamos arrecadar, mas esperamos deixar muitas crianças carentes felizes.” Os brinquedos arrecadados serão doados às crianças dos bolsões de pobreza onde atuam os comitês da Ação Cidadania e os livros infanto-juvenis formarão os Espaços de Leitura que a ONG estima instalar em 2 mil comunidades no próximo ano. O lema da campanha neste ano é “Não guarde sonho em casa, doe!”

Veja como entidades, empresas e famílias podem ajudar a campanha: patrocínio do veículo do “Espaço de Leitura”; instalação de postos de coleta na sua empresa ou comunidade para arrecadação de brinquedos, livros infanto-juvenis e alimentos não-perecíveis; doação de brinquedos, livros e alimentos; promoção de eventos para arrecadação; compra da camiseta da campanha; doações em dinheiro, via depósito bancários. Para saber a localização dos postos de coleta e outras informações, consulte: www.acaodacidadania.com.br, no link Ação pelo Brasil.