Retrato

Lanche ecológico

gerado lazzari Ana Cristina sorri para Maicol, que toma a mamadeira no colo da mãe, Cleonice. Antes de ir para a escola, Alessandra corta as batatas da sopa que será […]

gerado lazzari

Ana Cristina sorri para Maicol, que toma a mamadeira no colo da mãe, Cleonice. Antes de ir para a escola, Alessandra corta as batatas da sopa que será servida mais tarde. Nesta cozinha é preparado o lanche ecológico para a comunidade do Jardim Jaqueline, na zona oeste de São Paulo.

O grupo Lanche Ecológico nasceu de um trabalho realizado há cinco anos pelo Instituto Polis na região do Butantã, em São Paulo. Ao identificar que muitas crianças e idosos sofriam com problemas relacionados a desnutrição ou excesso de peso, o Polis desenvolveu uma ação local para orientar sobre alimentação de qualidade e melhor aproveitamento dos alimentos.

O grupo Lanche Ecológico foi formado por gente da comunidade que viu na iniciativa potencial para desenvolver uma cooperativa. E passou a ser acompanhado pela Incubadora de Cooperativas Populares, programa de extensão universitária da Universidade de São Paulo. A incubadora recebe recursos do Programa Nacional de Incubadoras, do governo federal, e acompanha centenas de projetos de cooperativas que vêm sendo gestados.
O Lanche Ecológico aprendeu a dar dinamismo à fabricação de alimentos, pães, tortas, e a atender bufês dentro dos princípios da segurança alimentar. A gestão e os resultados do empreendimento são compartilhados coletivamente e os valores solidários impulsionam a atividade econômica.