curta essa dica

Homenagem a Glauco

angeli Trabalhos de quase 30 cartunistas foram reunidos para homenagear Glauco Villas Boas, assassinado com seu filho Raoni na madrugada do dia 12 de março, em Osasco (SP). A exposição […]

angeli

Trabalhos de quase 30 cartunistas foram reunidos para homenagear Glauco Villas Boas, assassinado com seu filho Raoni na madrugada do dia 12 de março, em Osasco (SP). A exposição Fala, Panga! fica em cartaz até 30 de maio em um dos principais pontos de encontro dos desenhistas, o Pizza do Babbo, na zona oeste da capital paulista. 

Adão Iturrusgarai, Angeli, Caco Galhardo, Jaguar, Paulo Caruso, Ziraldo, entre outros, estão na mostra, cujo nome faz referência ao modo como Glauco chamava os colegas. A marca da exposição é o humor dos personagens e do cartunista, revelado no começo dos anos 1970 pelo Diário da Manhã, então dirigido pelo jornalista José Hamilton Ribeiro – aquele que “tirou o paranaense Glauco da fila do vestibular para Engenharia e o jogou direto para as páginas do jornal”, como informa o site do artista.

Em 1976 Glauco foi premiado no Salão Internacional do Humor de Piracicaba. Na década seguinte começou a publicar na Folha de S.Paulo as tiras do casal Neuras, Dona Marta, Geraldinho, Zé do Apocalipse e Doy Jorge.  A visitação é de terça a domingo, das 18h às 23h30, na Pizza do Babbo. Rua Artur de Azevedo, 1.078, Pinheiros, tels. (11) 3064-8282 e 3082-9065. A exposição é gratuita. A pizza, não.

Descobertas

Maha Aktar era diretora do canal de notícias da rede norte-americana CBS quando foi surpreendida. Ao ter recusada a emissão de uma segunda via de sua certidão de nascimento, descobriu que não nascera na Austrália. A jornalista começou uma busca para identificar suas verdadeiras raízes e descobriu ter parentesco com Ajid Singh, filho da bailarina espanhola Anita Delgado e de Jagatit Singh, um dos marajás mais ricos da Índia do início do século 20. No livro A Neta de Maharani, Maha relata sua saga e várias histórias, marcadas por amores secretos e tradições, de suas avós e de sua mãe. Ed. Primavera Editorial. R$ 45.

Conselhos de craque

Eric é um carteiro que tem uma família caótica e não superou a ausência de Lily, com quem foi casado e teve uma filha. Ele se afunda em sua depressão, na síndrome do pânico que o fez abandonar a mulher, e fica ainda pior por causa dos problemáticos filhos do segundo casamento. A única pessoa que o convence a revisitar o passado e resolver seus bloqueios é o jogador francês Eric Cantona, que fez história no Manchester United e estampa um pôster no quarto do carteiro. De vez em quando Eric, o craque, aparece para Eric, o fã, para encorajá-lo a tomar atitudes. À Procura de Eric, de Ken Loach, é uma comédia, um filme de amor, de amizade e até de futebol. Nas locadoras.

Milongas

Délibáb, miragem do sul em húngaro, é título do novo disco do compositor gaúcho Vitor Ramil. De 12 faixas, seis foram feitas a partir de poemas do argentino Jorge Luis Borges e a outra metade, a partir de versos de João da Cunha Vargas, poeta popular gaúcho. As músicas, todas milongas (tradicionais da América Latina e Espanha), são em português e espanhol. Milongas de Los Morenos, com participação de Caetano Veloso, e o violão quase solo de Mango são os pontos altos desse álbum que em nada lembra o estilo caricato de seus irmãos Kleiton e Kledir.

Ação à brasileira

Reza a lenda que na Bahia dos anos 1920 viveu um capoeirista com poderes sobrenaturais contra os fazendeiros escravagistas. Besouro, interpretado por Ailton Carmo no filme homônimo, é tema de um longa-metragem de ação sobre o herói que é símbolo da luta pelo reconhecimento da cultura negra.O filme, dirigido por João Daniel Tikhomiroff, com drama, misticismo e romance, é também uma espécie de tributo à capoeira, com efeitos especiais bem hollywoodianos. A coreografia é de Huen Chiu Ku, que tem no currículo nada menos que Matrix, O Tigre e o Dragão e os dois Kill Bill. Em DVD.