Retrato

Entre cobras e lagartos

paulo pepe Os pais não gostavam de bichos, e o pequeno Del Nero, com apenas 7 anos, encontrou uma coral no Horto Florestal. No meio de uma confusão causada pela […]

paulo pepe

Os pais não gostavam de bichos, e o pequeno Del Nero, com apenas 7 anos, encontrou uma coral no Horto Florestal. No meio de uma confusão causada pela serpente entre os visitantes, a criança, percebendo que ela corria perigo, tomou-a nas mãos e saiu correndo. Cuidou dela durante três anos escondido dos pais e, quando eles descobriram, teve de soltar seu bichinho de estimação naquele mesmo horto. Depois disso, Del Nero trabalhou em uma loja de aquário, foi frentista, cobrador de ônibus, passou em um concurso para a Polícia Militar e transferiu-se para a Polícia Civil.

Nessa fase, ele já tinha em casa – ainda sem permissão do Ibama – cerca de dez lagartos teiús. Uma denúncia anônima na Polícia Ambiental fez com que regularizasse a situação dos animais e abrisse o Pró Répteis, um criadouro conservacionista que mantém jacarés, lagartos, iguanas, quelônios, artrópodes, tartarugas e diversas espécies de serpentes. Em fevereiro de 2007 pediu exoneração da polícia e assumiu o cargo de professor efetivo de Biologia em uma escola estadual.

Desde a fundação do criadouro, em 2001, o professor Del Nero faz trabalhos de educação ambiental com crianças e cria seus “bichinhos” como animais de estimação: beija os jacarés e algumas serpentes, faz carinho em caranguejeiras e pega escorpiões com as mãos. “Esses são animais dos quais ninguém gosta, a primeira reação das pessoas é matar. Por isso eu escolhi protegê-los desde criança”, afirma o biólogo, aos 40 anos. Ainda hoje quando vai visitá-lo, na zona norte da capital paulista, sua mãe se assusta com as novas “aquisições” do filho. Por sorte, ao contrário dela, sua mulher , Silman, adora os “bebês” e ajuda na sua criação (www.prorepteis.bio.br).