Atitude

Ela faz a cabeça

Nirley Sena Andrelina Amélia Ferreira é especialista em trançar cabelos. Mas lá na Praia Grande, no litoral sul paulista, faz mesmo a cabeça das pessoas com o projeto social Anjos […]

Nirley Sena

Andrelina Amélia Ferreira é especialista em trançar cabelos. Mas lá na Praia Grande, no litoral sul paulista, faz mesmo a cabeça das pessoas com o projeto social Anjos do Gueto. Há cinco anos ela reúne a moçada em casa para leitura de jornais e poesias de autores da periferia, divulga a cultura hip-hop, provoca discussões sobre a realidade local e orienta os jovens a ficar longe dos “perigos” da rua. Andréia M.F., como é conhecida, tem 39 anos. Foi violentada dentro da própria casa. Ficou órfã, engravidou cedo, foi parar na Febem, casou, separou, foi presa injustamente, enfrentou preconceitos e hoje reverteu sua sina. É respeitada por sua fibra e também por sua generosidade. “No início só vinham aqui jovens de 15 a 17 anos. E agora vem gente de toda idade”, conta. “Cada um vira multiplicador do que conversamos. Tem um que virou escritor, outro foi pro Exército.”

Até pouco tempo atrás ela conseguia reunir todos para um almoço de domingo, mas agora faltam recursos. Muitas famílias próximas dela dependem de sua doação para receber uma cesta básica. “Não sei como procurar ajuda. Os políticos só aparecem aqui em época eleitoral. Depois somem.” Tiago, o primeiro de seus filhos, nasceu quando Andréia tinha 14 anos e foi criado por seu irmão mais velho. Aos 25, está casado e mora em São Paulo. Evandro, de 16, e Leandro, de 20, são seus companheiros no grupo Andréia M.F. (que antes significou “mente feminina” e agora quer dizer “mãe e filhos”). Eles fazem apresentações na Baixada Santista e já chegaram a abrir shows de rappers famosos. Ela dá palestras regularmente no 2º Distrito Policial de Santos e em alguns presídios femininos sobre reintegração social. “Dou meu exemplo e estimulo a batalharem para retomar o controle da própria vida.”