curta essa dica

Desilusão de artista

Divulgação Etoile dancer at the Opera de Paris, por Sophie Calle Sophie Calle é conhecida por transformar sua intimidade em arte. Em comemoração ao Ano da França no Brasil, está […]

Divulgação

Etoile dancer at the Opera de Paris, por Sophie Calle

Sophie Calle é conhecida por transformar sua intimidade em arte. Em comemoração ao Ano da França no Brasil, está em cartaz a exposição Cuide de Você (Prenez Soin de Vous). Nela, mais de cem mulheres interpretam uma carta em que o escritor Grégoire Bouillier, ex-amante da artista, termina o relacionamento. Entre as intérpretes, estão a mãe de Sophie e a atriz Jeanne Moureau. Composta por fotos, textos e vídeos, a exposição já passou por Veneza, França, Canadá e Nova York e pode ser vista na capital paulista até 7 de setembro, no Sesc Pompeia (11 3871-7700). A partir de 22 de setembro, no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, 
(71 3117-6133). Grátis.

Teatro em Brasília

De 2 a 13 de setembro a capital federal sedia a 10ª edição do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, com quatro grandes shows ao ar livre e 23 espetáculos de teatro e dança. Destaques para o circense La Piste Là, francês; o norte-americano The Hobo Grunt Cycle, que investiga as consequências da guerra para aqueles que a presenciam; o canadense Kiss Bill, um olhar feminino sobre a violência nos filmes de Quentin Tarantino; e Inveja dos Anjos, premiado trabalho da companhia brasileira Armazém. Programe-se: www.cenacontemporanea.com.br.

Na praia com história

Em seu terceiro livro, Praias da Serra do Mar, a fotógrafa, historiadora e preservacionista da natureza Nicia Guerriero apresenta fotos do litoral norte de São Paulo. O livro emoldura cada imagem com a história dos índios, da chegada dos europeus, dos escravos e quilombos, da mestiçagem, dos caiçaras, dos embates e guerras, das canoas e dos carros, das trilhas ao asfalto, da conservação dos peixes à destruição e conservação da natureza. Destaque para as grandes transformações do litoral a partir de meados dos anos 1980. Pedidos: [email protected], R$ 50.

Professora salva-vidas

Andréa Beltrão vive uma professora da rede de ensino carioca. Um dia percebe que ninguém foi buscar um aluno e, tarde da noite, vai levá-lo até sua casa, na favela. Quando chega, dá de cara com a polícia e muito tumulto: os pais do garoto haviam sido mortos e os assassinos estavam atrás dele. Ela foge com Leandro e se empenha para salvar o menino e a si própria. “Ela é o símbolo do que uma professora pode significar na vida de alguém”, diz Andréa Beltrão. O filme Verônica (de Maurício Farias, 2009) está nas locadoras.

Trash só no nome

Os integrantes da banda podem até parecer gringos, o CD também. Mas Trash Pour 4 nasceu no coração de São Paulo e é expert em releituras bem-humoradas de clássicos, não interessa de onde. Natalia Mallo, Mariá Portugal, Gustavo Ruiz e Dudu Tsuda, no terceiro álbum da banda, Something Stupid (MCD), trazem repertório bem eclético – com Frank e Nancy Sinatra, Caetano, Grupo Rumo, Beatles e a japonesa Cleaning – e também, pela primeira vez num álbum, músicas próprias da banda. Ska, disco, funk, bossa, rock, dub, hip-hop foram para a panela e renderam um prato suculento e interessante… para aqueles que dispensam o tradicional.

Temporada francesa

No Ano da França no Brasil, exposições, mostras, seminários, peças e lançamentos estão programados nas principais cidades brasileiras até o dia 15 de novembro. Confira a programação cultural completa em www.anodafrancanobrasil.cultura.gov.br.

Rodin para mineiros e paulistas

Pela primeira vez no Brasil, 20 esculturas de Rodin e 190 fotografias originais de profissionais contemporâneos a ele são expostas para apresentar o processo de criação do artista no seu ateliê entre os anos de 1877 e 1917. Duas esculturas de grande porte que fazem parte do museu do artista, em Paris, foram retiradas de seus jardins especialmente para a exposição Rodin e a Fotografia – do Ateliê ao Museu. Até 13/10, grátis, na Casa Fiat, em Belo Horizonte (31 3289-8900). A partir de 27/10, no Masp, em São Paulo 
(11 3251-5644), R$ 15.

A autora e os crimes

Uma escritora de romances policiais, Judith Ralitzer, em busca de um enredo para seu próximo livro. Um interrogatório numa delegacia de Paris a respeito da morte de seu secretário. A fuga de um criminoso acusado de assassinatos em série e pedofilia. Uma cabeleireira, Huguette, deixada num posto de gasolina depois de uma briga com o namorado. Antes da escritora, o cineasta Claude Lelouch encontrou todos esses ingredientes que dão a Crimes de Autor (Roman de Gare) uma trama surpreendente. Em DVD.