na rede

Breve seleção de notícias da Rede Brasil Atual

ohi Agonia de Arruda Três meses depois de a Polícia Federal deflagrar a Operação Caixa de Pandora, o governador licenciado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM, sem partido), foi […]

ohi

Agonia de Arruda

Três meses depois de a Polícia Federal deflagrar a Operação Caixa de Pandora, o governador licenciado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM, sem partido), foi preso às vésperas do Carnaval, acusado de tentar subornar um jornalista e alterar os rumos da investigação. Depois de se afastar do partido pelo qual foi eleito e ver a debandada de aliados, a inédita prisão de um governador não representa um avanço no combate à corrupção, segundo a análise da ONG Transparência Brasil. A cobertura completa está na Rede Brasil Atual.

Belo (mas polêmico) Monte

A concessão da licença ambiental prévia da hidrelétrica de Belo Monte intensificou a agenda de protestos de movimentos sociais da Região Norte. A avaliação é de que o processo está cheio de irregularidades, evidenciadas por documentos internos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nos quais os técnicos manifestam que não tiveram o tempo adequado para avaliar os impactos ambientais das obras. O Ministério Público Federal e pesquisadores como Rodolfo Salm, da Universidade Federal do Pará, criticam a celeridade do governo. http://bit.ly/bNeQJh, http://bit.ly/dyV5ve, http://bit.ly/999CPB

Alagamento sem fim

Desde o dia 8 de dezembro, alguns bairros da zona leste de São Paulo estão alagados continuamente. Mesmo depois da interrupção de uma sequência de 47 dias com chuvas ao final da tarde, a água não baixava. A Rede Brasil Atual esteve no Jardim Helena, uma das áreas atingidas, para conferir a situação da população. A reportagem mostrou um bairro esquecido, com moradores revoltados e até crianças usando a água contaminada de esgoto para pescar. O idealizador dos piscinões na cidade, Carlos de Jesus Campos, culpa a especulação imobiliária e a falta de planejamento público pela cheia que não cede. http://bit.ly/c5eIMf, http://bit.ly/dyuasg, http://bit.ly/bpuKce

Transgênicos em questão

Responsável por liberar o cultivo comercial de organismos geneticamente modificados, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) elegeu mais um presidente favorável à liberação de transgênicos. Conhecido nos bastidores pela pressa e pela pouca abertura à discussão, Edilson Paiva é lembrado por ter dito que os herbicidas poderiam até ser bebidos pelos humanos “porque não temos a via metabólica das plantas”. Representantes do Ministério do Meio Ambiente na comissão lamentam a decisão.

Chavismo em xeque

Hugo Chávez completou 11 anos de presidência venezuelana com problemas que não estavam no roteiro. Edgardo Lander, professor da Universidade Central da Venezuela, considera que o país entrou em uma crise econômica e política difícil de prever. Agravada pela questão climática, a crise gera problemas energéticos, reforça a sempre alta inflação do país e soma-se à sensação de insegurança, desgastando o governo bolivariano, que em setembro enfrenta eleições legislativas.

Eleições no Rio

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR) tenta voltar ao cargo. Está disposto a desafiar o acordo entre PT e PMDB no Estado para se lançar candidato. Desafeto do presidente Lula e rompido com o governador Sérgio Cabral (PMDB), Garotinho tenta driblar resistências partidárias e acusações na Justiça. Tudo para ser uma terceira opção ao peemedebista e a Fernando Gabeira (PV), que encabeça uma chapa de oposição.

Na rádio
Da rua à África do Sul
Dois meses antes do início da Copa do Mundo deste ano, a África do Sul abriga outra competição futebolística. Em vez de craques com salários milionários, crianças que deixaram de estar em situação de rua pela atuação do Projeto Quixote. A entidade, formada há 15 anos, foi a responsável brasileira por selecionar adolescentes de 13 a 16 anos para participar da competição organizada pela ONG britânica ABC Trust. O certame ocorre de 14 a 23 de março.

Blog do Velho Mundo
Brasil bom de tela
Na 60ª edição do festival de cinema de Berlim (Berlinale 2010), o orçamento modesto da Agência Nacional de Cinema (Ancine) mostra resultados. Quem conta é Flávio Aguiar, em seu Blog do Velho Mundo, diretamente da capital alemã. Apesar de não ter películas na disputa pelo Urso de Ouro, o Brasil levou dois prêmios da votação do público.

Leia também

Últimas notícias