curta essa dica

Artes plásticas, filmes, livros e música

divulgação Modernista A exposição Anita Malfati – 120 Anos de Nascimento apresenta 120 obras com todas as técnicas que a artista utilizou nas diversas fases de sua trajetória. Com curadoria […]

divulgação

Modernista

A exposição Anita Malfati – 120 Anos de Nascimento apresenta 120 obras com todas as técnicas que a artista utilizou nas diversas fases de sua trajetória. Com curadoria de Luzia Portinari Greggio, as pinturas a óleo, desenhos, pastéis e aquarelas estão na mostra no Centro Cultural Banco do Brasil do Distrito Federal até 25 de abril. De terça a domingo, das 10h às 21h, na Galeria 1, SCES, Trecho 2, lote 22. (61) 3310-7480. Grátis.

Amor em letras

Primeiro negro a receber um Oscar (1963) e Oscar Honorário pelo Conjunto da Obra (2002), Sidney Poitier, um dos mais importantes atores de Hollywood, resolveu tornar-se presença constante na vida da bisneta Ayele assim que ela nasceu. A forma que encontrou para fazê-lo foi escrever o livro Uma Vida Muito Além das Expectativas – Cartas para a Minha Bisneta (Ed. Larousse, 304 páginas). Repleta de fotos, a obra é dividida em três partes: Você e Eu, Conhecendo Você e De Onde Viemos, nas quais Poitier resgata sua história desde a infância miserável nas Bahamas, suas conquistas, decepções, a carreira, família e termina com a tocante carta “O mundo que deixo para você”. R$ 44,90.

Malemolência

Segundo álbum da carreira de Céu, Vagarosa (Universal, R$ 24, em média) é pura malemolência, especialidade ímpar da cantora e compositora desde seu primeiro álbum, CéU. Com um título que não podia ser mais adequado ao som, o álbum surpreende pelo instrumental e letras suaves e sedutoras. Samba, dub, reggae e uma pitada de jazz e soul dão o tempero. Bubuia, com Anelis Assumpção e Thalma de Freitas, é um deleite vagaroso. Também participam do disco a banda Los Sebozos Postizos, Fernando Catatau, do Cidadão Instigado, e Luiz Melodia, que empresta sua rouquidão à canção Vira Lata.

Além d’avenida

O samba é samba muito antes de virar espetáculo. Esse é o tema do documentário Samba, de Theresa Jessouroun, “discípula” do documentarista Eduardo Coutinho, que percorreu barracos, casas e rodas de samba da Estação Primeira de Mangueira e mostrou a importância da dança para os passistas e para a comunidade como um todo. Theresa deixa evidente que a herança do samba passa por gerações com a mesma paixão, especialmente quando o “desfile” é fora da avenida, nas vielas e botecos da favela. Disponível para locação.

Por dentro do manguebeat

O universo do músico pernambucano Chico Science e dos “mangueboys” será apresentado em diversas atividades no Itaú Cultural, em São Paulo, até 4 de abril, na mostra Ocupação Chico Science. Objetos pessoais, imagens de arquivo, cartazes de shows, depoimentos de familiares, amigos e parceiros musicais fazem parte da exposição. No dia 28 de março, os especialistas musicais e protagonistas do movimento manguebeat Beco Dranoff, Borkowski Akbar, Fred 04, Bill Bragin e Miranda participam do Conversa de Mangue, um debate sobre os ecos da cena no Brasil e no mundo. Shows dos grupos Instituto, Mundo Livre S/A e convidados e Bomba do Hemetério estão previstos entre 1º e 4 de abril.

Leia também

Últimas notícias