Carta ao Leitor

A agenda é longa

fab Acidente com avião da Gol: alerta para discussão dos problemas do tráfego aéreo Ao apagar das luzes desta edição, no dia 6 de novembro, pouco se encontrava, no noticiário, […]

fab

Acidente com avião da Gol: alerta para discussão dos problemas do tráfego aéreo

Ao apagar das luzes desta edição, no dia 6 de novembro, pouco se encontrava, no noticiário, a respeito de confusões nas operações de tráfego aéreo. Mas os dias de crise que culminaram nos aborrecimentos da véspera do feriadão do dia 2 renderam e, do episódio, alguns efeitos sobressaíram. As razões que teriam levado os controladores de vôo ao inédito movimento – em que pesem as manchetes e imagens terem privilegiado a dor de cabeça dos passageiros – ficaram expostas quase sem filtros. Entre elas, as condições de trabalho impróprias à responsabilidade da função, falta de pessoal, excesso de jornada, ausência de ouvidos das autoridades aos problemas. Destaque-se, ainda, o fato de os tratamentos técnicos dados à questão terem sufocado qualquer tentativa de politização do tema.

O movimento trabalhista, ainda que não tenha sido didaticamente destacado pela mídia, impôs um novo compromisso à agenda do governo recém-reeleito sem partidarizar a causa. Os problemas estruturais – da carreira ao debate da desmilitarização do controle das operações –, idem. Resta acompanhar o desdobramento prático das soluções.

O caso foi mais uma demanda a somar-se à agenda empoeirada do país, sobretudo do Congresso, onde aguardam urgente atenção projetos como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que permitirá a injeção adicional de 2 bilhões de reais (em 2007) a 4,5 bilhões (em 2010) no setor; ou a minirreforma voltada a diminuir impostos e a burocracia das micro e pequenas empresas, visando estimular seu ingresso na economia formal.

E a pauta para desobstruir os gargalos que detêm o crescimento do país é longa. Por isso, destaque para a observação de d. Cláudio Hummes, que acredita que o segundo mandato de Lula pode ser melhor que o primeiro. Para isso, o cardeal receita ao povo brasileiro que exerça sua pressão “democrática e pacífica”.

Essa pressão virá de todos os setores. A Revista do Brasil – dentro de sua missão de repercutir os acontecimentos sob o ponto de vista dos trabalhadores – estará atenta aos debates em torno da agenda do país e, sobretudo, para estimular os trabalhadores a exercer a sua parte nessa pressão.