Sua cidade e o mundo

Infelizmente, há um jornalismo de esgoto que afasta a sociedade da política. Felizmente, as pessoas hoje têm outros meios de saber de si mesmas, dos outros, de seu país

Algumas reportagens desta edição, lidas isoladamente, despertarão diferentes interesses. Mas entendidas, no fim, em seu conjunto, compõem um oportuno panorama para que o leitor reflita nesse ambiente de eleições municipais. Sua cidade pode não ter recursos para grandes obras como hospitais e equipamentos, mas pode valorizar o Conselho Municipal de Saúde, formar bons profissionais e desenvolver políticas preventivas. 

Sala de aula em Sobral (CE),
exemplo de volta por cima na
educação (Foto: Luiz Queiroz/
Ass.Com./Pref. de Sobral)

O município pode não atender bem a todos os níveis de ensino, mas pode recorrer a recursos federais para ampliar creches, estaduais para fortalecer o ensino médio, priorizar o ensino fundamental e estimular a população a participar da gestão e da vida escolar.

Prefeitos e vereadores talvez não tenham recursos para megashows e festas todos os meses em seu bairro, mas podem incentivar atividades que funcionem como pontos de cultura e estimular a produção local de arte, o conhecimento e a descoberta, nas comunidades, de autores das próprias obras. E, se a cidade não tem alçada para superar a violência e a ineficiência da PM, pode ser parte da outra ponta de uma política eficaz de segurança pública: a que promove inclusão social e oportunidades e diminui a exposição de sua população, sobretudo os jovens, à sedução da criminalidade e aos riscos do mundo violento.

Como se vê, em política, soluções se entrelaçam e muitas delas estão ao alcance de sua cidade, de seu bairro ou de sua rua. Infelizmente, os meios de comunicação costumam preferir o jornalismo de esgoto e estimular a sociedade a criminalizar e reduzir o interesse pela política. Felizmente, as pessoas hoje têm meios de saber mais delas mesmas, dos outros, de seu país.

O mundo ficou pequeno e “verdades” fabricadas se desfazem. Essa evolução do acesso a informação permite desconfiar dos meios de comunicação tradicionais, desterceirizar a opinião pública e acreditar que, sim, o mundo tem conserto. Procure identificar nos candidatos de sua cidade quem tem bons projetos e quem não tem. Não despreze a oportunidade da eleição como forma de melhorar sua rua, sua cidade e o planeta. Comece em você a revolução que quer para o mundo, e faça um voto conectado com essas mudanças.