Destaques do mês

Notícias que você viu no portal da Rede Brasil Atual, na rádio e na TVT

Dr. Sócrates, 19/2/1954-4/12/2011 (Charge: Ohi)

Dentro das quatro linhas

Trabalhadores da construção civil de obras da Copa do Mundo querem isonomia salarial e convenção nacional coletiva. O Mundial de futebol de 2014 é uma oportunidade para melhorar as condições do setor.

Da cana ao crack

Aos 30 anos, Lindiana Soares aparenta ter 50. São os efeitos, segundo ela, das andanças e armadilhas da vida, fincada basicamente no trabalho do campo. “A praga da cidade grande pegou na roça”, diz. Migrante de Codó (MA), ela vai muitas vezes para a colheita com o marido. Ele a introduziu no consumo da pedra de crack há seis anos, durante uma safra difícil, com pouca produção. O consumo de drogas mais baratas alastra-se entre os canaviais e nas pequenas cidades do interior paulista, como Guariba (SP), a 338 quilômetros da capital.

Antigatos

O procurador Jonas Ratier Moreno, escolhido para comandar a Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, do Ministério Público do Trabalho – criada em 2002 –, quer priorizar o combate ao aliciamento. Os “gatos”, que prometem bons salários e inserem o operário em uma rotina de trabalho extenuante e sub-humana, são a origem do problema.

Qual desgaste?

O secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Bruno Covas, primeiro admitiu ter recebido oferta de propina para uma emenda, e preferido recomendar doação da comissão a uma Santa Casa – nem pensar em denunciar o esquema. Depois, disse ter sido mal interpretado. Pré-candidato à Prefeitura de São Paulo , ele não teme desgaste pelo episódio. Novembro ainda assistiu à consolidação do ministro da Educação, Fernando Haddad, como pré-candidato único do PT.

Na mira

Suspeitas de fraude na licitação da inspeção veicular obrigatória em São Paulo motivaram o Ministério Público a apresentar pedido de cassação do prefeito Gilberto Kassab (PSD). A Justiça não acatou o afastamento, mas bloqueou bens do prefeito, do secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge (PV), e de empresários. A administração foi alertada diversas vezes durante quatro anos. O prejuízo pode chegar a R$ 1 bilhão.

Manchada

O vazamento de petróleo não foi o pior do Brasil nem do mundo. Mas fez acender o alerta para a necessidade de punições rigorosas e ações preventivas mais firmes relacionadas a petroleiras. A norte-americana Chevron foi acusada de mentir ao perfurar o poço no Campo do Frade, na Bacia de Campos, próximo ao litoral norte do Rio de Janeiro. A companhia já responde na Justiça do Equador por desastre ambiental naquele país.

Da Zara ao McDonald’s

A mancha na imagem da espanhola Zara, do grupo Inditext, é apenas um dos problemas da marca. O Ministério Público do Trabalho negocia Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para assegurar valores e ações de reparação. Outra multinacional veio à berlinda: o McDonald’s tornou-se alvo de denúncias de ex-funcionários por exploração de trabalho escravo.

Conselho tutelar

Despreparo e uso político da função limitam o trabalho de conselheiros tutelares. A formação dos conselheiros é frágil e põe em risco a efetividade do trabalho, destinado a zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. A utilização da função como trampolim para a vida política também preocupa. 

Reportagem premiada

Os jornalistas João Peres e Virgínia Toledo, da Rede Brasil Atual, receberam menção honrosa na categoria reportagem por “Guerreiro de batina”, no 27º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, promovido pela seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS). O prêmio é um reconhecimento da qualidade jornalística da reportagem da edição 63, de setembro deste ano, da Revista do Brasil, mas acima de tudo à figura de dom Paulo.

Lula (im)paciente

Em tratamento de um tumor na garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz “bastante” política. De novo visual – sem cabelos, sem barbas mas com bigode e chapéu –, ele mantém conversas com visitantes. Articula palanques eleitorais para 2012, nas capitais, não para e não desgruda os olhos da crise.

 

Destaques no Rádio

Beatles e caiçaras

O antropólogo Mauro William Barbosa de Almeida, diretor do Centro de Estudos Rurais da Unicamp, ajudou Chico Mendes a formar o Conselho Nacional de Seringueiros e as reservas extrativistas na região amazônica. Recentemente, fez parte de um grupo de pesquisadores convidados a conhecer a vida dos caiçaras que habitam a área da Jureia, entre Iguape e Peruíbe, litoral sul de São Paulo. “Gente cheia de vida, de entusiasmo, com amor pelo que faz”, descreveu, lamentando a ameaça de expulsão dessas comunidades, em ação do Ministério Público Estadual. “Tem caráter de tragédia, porque significa o destino de uma população inteira. É uma situação desesperadora. Aquilo que deveria ser declarado um patrimônio da nação está sendo escorraçado”, afirma.

Integrante da União dos Moradores da Jureia, Arnaldo das Neves lembra que a região é ocupada desde a época colonial. Ele compara a situação dos moradores à dos seringueiros da Amazônia, anos atrás, e diz que é possível “mostrar que o estado de São Paulo tem povos da floresta e pode fazer o desenvolvimento sustentável”.

Ouça as entrevistas de Almeida e de Neves , concedidas à repórter Marilu Cabañas, na Rádio Brasil Atual.

Harrison arrasava

O jornalista Oswaldo Luiz Colibri Vitta comandou programa sobre George Harrison, morto em 29 de novembro de 2001. Os convidados foram o jornalista Carlos Silveira Mendes Rosa e o músico Marcos Rampazzo, do grupo Beatles 4Ever, no qual interpreta justamente o autor de Something, Here Comes the Sun e While My Guitar Gently Weeps. “Ele não fazia tanta música (na época dos Beatles), mas quando fazia era pra arrasar”, diz Rampazzo. “Era mestre da melodia. Isso faz o George ser único.”

Os três comentaram o documentário George Harrison: Living in the Material World, do cineasta Martin Scorsese. Com 3h45 de duração, o filme traz depoimentos de Olivia, mulher de George (que convidou Scorsese para dirigi-lo), Paul McCartney, Ringo Starr e Eric Clapton, entre outros. Ainda não há previsão de exibição no Brasil. Ouça aqui.

 

Na TVT

Pra você ver…

Novo programa que estreia em janeiro vai reunir as melhores séries de reportagens produzidas para o Seu Jornal

Na semana de 21 a 25 de novembro, o telejornal diário da TVT – o Seu Jornal, que vai ao ar de segunda a sexta-feira às 19h – apresentou uma série de cinco reportagens a respeito de atividades artísticas e culturais que têm como marca a grande mobilização de pessoas ao redor de equipamentos populares de cultura postos à disposição das comunidades.

A série mostrou como atuam e como funcionam o grupo Bloco de Pedra, no bairro paulistano do Sumarezinho, dedicado à difusão do maracatu; o centro cultural da Associação Comunitária Monte Azul, em Campo Limpo, frequentado por mais de 2.600 famílias atraídas por suas atividades musicais, teatrais e corporais; o Sarau do Binho, no mesmo bairro, onde toda segunda-feira tem um acontecimento literário; o Pombas Urbanas, uma verdadeira escola de artes plásticas instalada num galpão que estava abandonado em Cidade Tiradentes; e a megabiblioteca na favela de Paraisópolis, onde o acesso a lan house, brinquedoteca e até aulas de espanhol se tornou uma realidade.

Digitando o nome das atrações no sistema de busca da TVT na internet, as reportagens são localizadas com facilidade. Agora, a partir de janeiro, a emissora criará mais uma alternativa de acesso a essas informações raramente vistas nos meios convencionais.

Toda sexta-feira, a partir das 20h, o novo programa Pra Você Ver… trará uma compilação dinâmica das séries semanais de reportagens especiais. A primeira edição vai ao ar no dia 6 de janeiro, com apresentação da repórter Márcia Telles, que comentará a cada programa uma série, atualizando as informações e destacando os melhores lances. Essa série da produção cultural ao alcance das comunidades é uma delas. O programa veiculado às sextas, às 20h (www.tvt.org.br), será ainda reprisado na grade da TV Aberta (TV Comunitária de São Paulo, canal 9, a cabo), às 23h das terças-feiras).