Destaques do mês que passou

Notícias que você viu no portal da Rede Brasil Atual, na rádio e na TVT

Flagrantes de trabalho escravo em confecções que fornecem para grifes, como a Zara, têm chamado atenção da fiscalização e dos consumidores (© Ohi)

Sistema penitenciário

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou a divulgação, agora em setembro, dos detalhes sobre um plano de investimentos de R$ 1 bilhão no sistema penitenciário. Faltam cerca de 200 mil vagas, o que provoca problemas como superlotação e violações de direitos humanos. A socióloga Julita Lemgruber vê a medida como “um bom primeiro passo” e defende mudanças no Judiciário para enfrentar a questão.

Vida enlatada

São Paulo tem menos metrô que capitais como Buenos Aires, cidade do México e Santiago. Para piorar, o governo paulista não aplica toda a verba disponível para expansão. No ritmo atual, o metrô paulistano levará 30 anos para alcançar a meta de 200 quilômetros de malha.

Êxodo rural de jovens

O sonho dos jovens do campo é mesmo conquistar seu espaço… nas cidades. Por falta de interesse das novas gerações, produtores rurais temem pelo futuro da agricultura familiar. Em dez anos, 835 mil pessoas de 16 a 24 anos foram para ambientes urbanos. A maioria dos que deixam o campo é composta por mulheres.

Contra o crack

Em vigor há três meses no Rio de Janeiro, internação e abrigo compulsórios dividem opiniões de juristas, médicos e defensores dos direitos humanos. A preocupação com o crack­ e outras drogas permeia o debate. O risco é de a ação perder a conotação de saúde e ganhar traços de “limpeza social”.

Em mãos privadas

Falta de acesso à internet e telefonia móvel em comunidades pelo país revela limites do regime privado de concessão de serviços de telecomunicações. Nas mãos das empresas, efeitos do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) podem ser menores que o esperado.

Neotucanos?

No lançamento do plano Brasil Sem Miséria no Sudeste, a presidenta Dilma Rousseff foi a São Paulo e recebeu elogios de Geraldo Alckmin (PSDB) e FHC. A postura de boa vizinhança com o governo federal e a aproximação com centrais sindicais, como a Força e a UGT, dão sinais de que a cartilha tucana no estado foi reescrita. Os tucanos explicam que a postura mudou porque a conduta do Planalto também é outra. Os petistas acreditam que o PSDB mudou porque não tem outra alternativa – precisa neutralizar Serra e se aproximar mais dos partidos hoje na base aliada­ de Dilma.

Plano Brasil Maior

A nova política industrial brasileira foi anunciada no começo de agosto, com uma preocupação para os trabalhadores. Se os incentivos a setores que sofrem com a concorrência asiática são bem-vistos, a desoneração da folha de pagamentos acionou o alerta. Para quatro setores, o governo propôs mudar a contribuição patronal à Previdência Social. As empresas passariam a calcular sua parte da contribuição à Previdência com base no lucro líquido, e não mais em um percentual sobre a folha de salários.

Enfim, novidades

O Congresso do PT chamou a atenção pelas manchetes inovadoras que proporcionou ao noticiário político no início do mês. A sintonia entre Dilma Rousseff e Lula ressaltou o espírito de continuidade­ de um projeto – nada a ver com supostos contrastes entre uma e outro que a leitura dos jornais parece levar a crer. O partido discutiu iniciativas ousadas, como a cota de 50% para mulheres na composição dos diretórios, a partir de 2013, e limitação de mandatos para os cargos de deputado federal (três mandatos) e de senador (dois), a partir de 2014. Mas o que mais incomodou mesmo a velha imprensa foi a decisão do partido de encorpar a defesa da regulação dos meios de comunicação nos moldes do que ocorre nas grandes democracias do mundo.

Piso já

Em vigor desde 2008, a lei do piso nacional do magistério precisa ser cumprida. O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou a decisão tomada em abril, que considera a legislação constitucional. Para sindicatos de professores, estados e municípios ficaram sem desculpas para pagar menos que os R$ 1.187,08 definidos.

 

Na TVT

A mata em fragmentos

Desde que foi ao ar pela primeira vez, em 23 de agosto de 2010, o Seu Jornal, da TVT, já apresentou mais de 30 séries de reportagens especiais. Uma delas é sobre a Mata Atlântica, que tem atualmente apenas 8% de sua cobertura vegetal original. O bioma se resume a uma faixa que vai do Espírito Santo a Santa Catarina. O restante está fragmentado em 250 mil peças de um quebra-cabeça, entre elas, o Parque Trianon, localizado na Avenida Paulista.

A primeira reportagem mostra as leis específicas para proteger o bioma contra a exploração, bem como a atuação de governos, Ministério Público e ONGs, cujos esforços já apresentam resultados. Entre 2008 e 2010, o desmatamento caiu 55% em comparação com os três anos anteriores.

O projeto Conservador das Águas, da cidade de Extrema, no sul de Minas Gerais, é o destaque da segunda reportagem. O município mineiro é o primeiro no Brasil a remunerar os proprietários de terrenos rurais que cuidam das nascentes e dos rios que encontram-se em suas propriedades.

O terceiro capítulo traz iniciativas de pessoas que transformaram parte de seus pequenos sítios em Reserva Particular do Patrimônio Natural, com o apoio do Ibama. É o caso de Eugênio Victor Follmann, de Mairiporã, na Grande São Paulo, que converteu em reserva 5 dos seus 23 hectares, e dá uma lição de como o cidadão pode fazer a sua parte.

A penúltima reportagem retrata a vida de 2.300 famílias moradoras da encosta da Serra do Mar, em Cubatão (SP). É gente que chegou ali – área de proteção de mananciais e exposta a riscos – há mais de 40 anos, durante a construção da Via Anchieta, numa época em que não havia fiscalização e muito menos consciência ecológica.

A série termina destacando uma das maiores florestas urbanas do mundo, na Serra da Cantareira, na zona norte da capital paulista, e os desafios enfrentados pela fiscalização.

Como sintonizar

  • Canal 48 UHF – ABC e Grande São Paulo (NGT)
  • Canal 46 – Mogi das Cruzes (UHF)
  • Na internet – www.tvt.org.br

 

No rádio

Os furacões sobre Obama

Às voltas com os furacões que atormentam o mandato de seu presidente, os EUA entraram com cautela na crise da Líbia

O comentarista internacional da Rádio Brasil Atual, Flávio Aguiar, foi aos Estados Unidos no mês passado. Durante a viagem, analisou os vários furacões que sacodem o país e, por tabela, a situação do presidente Barack Obama. O primeiro, econômico, é provocado pelo desemprego, que atinge 10% da população e afugenta as pessoas do consumo e do crédito. O desempenho da economia patina e pode pôr em risco a candidatura à reeleição em 2012. O segundo furacão é político. Envolve a disputa no Partido Republicano, que decidirá quem enfrenta Obama no pleito. E a numerosa bancada de deputados republicanos vai fazendo o que pode para inviabilizar o governo do democrata.

Por fim, o furacão de verdade, o Irene, varreu a costa leste do país no último fim de semana, deixou 16 mortes e muitas inundações – mais um traumático componente emocional nos corações e mentes dos americanos, além do prejuízo material a ser reparado. Toda semana, Flávio Aguiar traz uma análise dos acontecimentos do planeta no Jornal Brasil Atual. Ouça o comentário completo sobre “Os vários furacões de Obama” aqui.

O colunista escreve também no Blog do Velho Mundo, no portal da Rede Brasil Atual. No recente post “Obama: senhor da paz ou prisioneiro de guerra?”, constata a relativa cautela com que os Estados Unidos entraram na aventura do bombardeio aéreo sobre a Líbia. Segundo Flávio, o país ainda amarga as consequências das intervenções desastradas no Afeganistão e no Iraque. Na Líbia, estaria endossando uma operação que, por interesses particulares sobretudo da França e da Inglaterra, poderia avermelhar ainda mais o já negativo saldo internacional do Tio Sam. Acesse o texto completo.

Colunistas de primeira
Todos os dias, o Jornal Brasil Atual traz um convidado especial para abordar temas diversos, com prestação de serviço e defesa da cidadania. A jornalista Thelma Torrecilha, especializada em assuntos da infância, sempre dá dicas interessantes sobre relacionamento, educação e práticas saudáveis em Mundo da criança. Em O outro lado da notícia, Altamiro Borges, do Blog do Miro, analisa as segundas intenções por trás do noticiário da velha mídia. O mundo do trabalho e a defesa dos direitos humanos e da vida sustentável estão em Direitos humanos, com Leonardo Sakamoto. A médica Maria Maeno traz críticas e dicas sobre saúde e condições no ambiente de trabalho em Saúde do trabalhador. E o escritor Mouzar Benedito, em Coisa do Brasil, tem sempre um bom “causo” para contar.