O novo grito das torcidas

Lançado em profundidade pela internet, avançou pela meia-esquerda, com jornalistas e jogadores tocando para a frente. Mas o gol mesmo foi da turma da arquibancada

Presidente da Fifa, Joseph Blatter, e seu pupilo Ricardo Teixeira, presidente (vitalício?) da CBF. Sem vida mansa até 2014 (foto: © Roosevelt Pinheiro/ABr)

Lançado em profundidade pela internet, com ginga e ironias, avançou pela meia-esquerda, com jornalistas e até jogadores de futebol tocando a bola para a frente. Mas o gol mesmo quem fez foi a turma da arquibancada. Tudo contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014, Ricardo Teixeira. As pra lá de contestadas torcidas organizadas ensaiaram o coro e fizeram bonito. Na última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, torcedores de clubes de diferentes divisões uniram-se para protestar. Durante clássicos do futebol nacional da monta de Palmeiras x Corinthians, Santos x São Paulo, Inter x Grêmio, Figueirense x Avaí, foram vistos os maiores protestos – embora fossem esperadas manifestações de 20 torcidas.

Torcida Inter_Tárlis Schneider_ago_2011

O nome de Teixeira, no cargo há 22 anos, está envolvido em suspeitas de corrupção e desvios de verbas. Ele já sobreviveu a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e vê movimentações para a criação de outra, no Congresso Nacional. Ainda vem recebendo críticas e menções em casos de denúncias de compra de votos na Federação Internacional de Futebol (Fifa). O foraricardoteixeira.com.br – que jura não ter como objetivo tirar Teixeira do cargo – reúne desde o fim de julho manifestações em redes sociais na internet contra o presidente da CBF. A ação mostrou que a insatisfação anda latente. Foi a deixa para o Conselho da Confederação Nacional das Torcidas Organizadas (Conatorg) articular suas associadas. A promessa é que as ações vão continuar. Quem gosta de futebol fica na torcida para o protesto trazer resultados.