Memória e contexto

Acadêmicos e populares, lideranças de movimentos e artista.Personagem e fatos do rico acervo da TVT inspiram pautas atualizadas e saborosas sobre assuntos que fazem história

Maria Amélia Rocha Lopes conduz o bate-papo em Memória e Contexto(Foto:Divulgação/TVT)

Ela não tinha onde ficar. Os policiais não poderiam levá-la para nenhum lugar. Tia Eva resolveu saltar do camburão e acabou embaixo da ponte, no bairro da Pompeia, em São Paulo. Depois seguiu a vida pelas ruas da cidade com outras meninas e meninos abandonados. Ela começou muito cedo a ter contato com todos os perigos de uma sobrevivência constantemente ameaçada pela sorte, que nem sempre ajudava. Existir nas ruas da metrópole é antes de mais nada resistir. De todas as incertezas, esse é apenas um “causo” no qual a realidade mostra uma face desfigurada, principalmente para quem tinha apenas 12 anos de idade.

Tia Eva contou tudo no Memória e Contexto com os olhos de quem lembra o passado vivido num tempo de riscos. Ela foi um dos mais de 70 convidados do programa, que está no ar há seis meses e traz toda semana uma história baseada em experiências de representantes da população carente, professores, intelectuais, líderes sindicais, músicos – cuja presença é fundamental para a moldura do programa.

Cantores ou instrumentistas de primeira linha dão leveza e bom humor a assuntos às vezes áridos. Como foi o caso da participação muito especial de Osvaldinho da Cuíca. No final de um debate sobre a democratização dos meios de comunicação, Osvaldinho encerrou o episódio com ginga e malemolência, dedicando um samba de Adoniran Barbosa a uma das participantes da discussão.

Imagens que integram o acervo da TVT são vasculhadas, pinçadas e transformadas em pautas atuais pelo núcleo de produção e pela chefia de reportagem. Memória e Contexto é conduzido por Maria Amélia Rocha Lopes, dona de um estilo que foge à imagem de noticiarista com as sutilezas de um texto coloquial, elegante e seguro. Ou seja: texto de alguém que sabe do que está falando. 

Programa-se

Memória e Contexto vai ao ar todas as segundas-feiras às 19h30 e pela internet logo após a exibição pela TV.