Cartas da edição 58

Fôlego jovem Além de ótimo texto, a reportagem “Fé na moçada” (capa da edição 57) desmistifica a propalada tese de que a juventude, hoje, é despolitizada. Eu mesmo, com a […]

Fôlego jovem

Além de ótimo texto, a reportagem “Fé na moçada” (capa da edição 57) desmistifica a propalada tese de que a juventude, hoje, é despolitizada. Eu mesmo, com a experiência de quem começou cedo na militância política e de ex-dirigente estudantil, nunca senti nem acreditei nessa lenda de que os jovens, agora, se interessam menos por política. A revista entrevistou jovens que participam de diversas organizações políticas, e concluiu que todos têm as mesmas intenções e valores comuns – a seu modo, querem ampliar a solidariedade e melhorar o mundo.

José Dirceu, São Paulo (SP)

Motosserra de ouro

Com relação ao texto da coluna Na Rede (edição 55), gostaria de dar ao Greenpeace­ meus parabéns e dizer que o “prêmio”  Motosserra de Ouro dado à senadora Kátia Abreu foi muito merecido. 

Nicoly Sommerfeld, Mauá (SP)

Mariana Caltabiano

Quero cumprimentá-los pela reportagem “Quanta animação” (edição 55), que descreve o trabalho de Mariana Caltabiano, uma mulher que trabalha na área infantil educando e ensinando crianças. Uma das coisas que mais me chamaram a atenção foi, quando ela recebeu a notícia da morte de seu colega de trabalho, a importância que passou a dar a sua vida. Foi quando ela passou a se dedicar realmente ao público infanto-juvenil.

Thaís Elisa da Silva, Ribeirão Pires (SP)

Sem-teto

Eu não gostei nada da atitude da prefeitura e da polícia (“Capital da contradição”, edição 55). Eles poderiam ter tido uma conversa civilizada com os desabrigados, em vez de chegar derrubando tudo e começar a agredi-los com spray de pimenta. Eu aposto que, se os policiais estivessem no lugar daquelas pessoas, fariam a mesma coisa que elas.

Samantha Vicentim, Ribeirão Pires (SP)

Maria Bonita

Excelente reportagem, tanto na valorização da mulher quanto por preservar a história do Nordeste brasileiro, na figura de Maria Bonita.

João Sousa Lima, Salvador (BA)

E Lampião

Nordeste, sertão, cangaço, violência, estupidez, Lampião, mulher e, especialmente, Maria Bonita. E no mês de março! É de suma oportunidade. 

João Bosco Soares dos Santos, Santo Amaro (BA) 

Juazeiro, não

Não anunciamos que João Gilberto faria algum show em Juazeiro (“João, made in Jua­zeiro”, edição 57). Estamos, sim, estruturando uma homenagem aos seus 80 anos com músicos e compositores do “círculo universal da bossa nova”. João não tem conversado com ninguém, está em silêncio profundo. Talvez ainda nem saiba dessa homenagem. Conheço João desde 1981, já estivemos juntos inúmeras vezes.

Maurício Dias Cordeiro, compositor e produtor do evento, Juazeiro (BA)

Juazeiro, sim

Se vocês ainda mantêm contato com o pessoal próximo a ele, digam ao homem que venha. Juazeiro precisa desse presente!

João Marques Valente, Juazeiro (BA) 

Obesos

Estamos realizando um abaixo-assinado para que se crie uma lei específica para combater a discriminação contra os obesos em concursos e empregos (“Governo do Bullying”, edição 57): http://bit.ly/abaixo_assinado. Assine e divulgue a seus contatos. Vamos, juntos, fazer democracia.

Lidia Eliane Canuto de Souza, Santo André (SP)

As mensagens para a Revista do Brasil podem ser enviadas para o e-mail abaixo ou para Rua São Bento, 365, 19º andar, Centro, São Paulo, CEP:01011-11.Pede-se que as mensagens venham acompanhadas de nome completo, telefone, endereço e e-mail para contato.Caso não autorize a publicação de sua carta, avise-nos.

[email protected]