Curta essa dica – edição 56

Cultura e revoluções Cinema Cubano (Alameda Editorial, 440 páginas), livro da historiadora Mariana Villaça, é uma contribuição para os estudiosos da relação cinema-história, ao desfiar ponto a ponto a política […]

Cultura e revoluções

Livro - Cinema Cubano (Foto:Divulgação)Cinema Cubano (Alameda Editorial, 440 páginas), livro da historiadora Mariana Villaça, é uma contribuição para os estudiosos da relação cinema-história, ao desfiar ponto a ponto a política cultural de Cuba entre 1959 e 1991. Mariana analisa os dilemas que envolviam as relações entre arte e revolução a partir da trajetória do Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográficas. No período, em busca de novos caminhos, diretores e críticos debateram escolas como Neorrealismo, Realismo Socialista, Nouvelle Vague, o Cinema Novo brasileiro, o Nuevo Cine Latino-americano e a ideia de um cinema popular. R$ 65.

Paixão e ousadia

DVD - Pampulha (Divulgação)O ator Rodolfo Bottino apresenta de forma irreverente o documentário Pampulha – ou A Invenção do Mar de Minas, de Oswaldo Caldeira, que reconstitui detalhes da construção do conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, na década de 1940. Essa foi a primeira obra de projeção internacional da arquitetura brasileira. Na época, o então prefeito de BH, Juscelino Kubitschek, apostou no talento do jovem Oscar Niemeyer, que teve apenas um dia para esboçar sua ideia. Acabou esboçando uma amizade, cujo ápice se deu com a construção de Brasília. Com depoimentos de artistas, estudiosos e personagens da época, o filme mostra como a paixão e a ousadia, componentes da reunião de talentos como os de Niemeyer, Burle Marx, Ceschiatti e Portinari, resultaram num marco do modernismo. Em DVD.

O Islã chega a São Paulo

As mais de 300 obras da arte milenar islâmica, dispostas em quatro andares do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, remontam a história de uma das culturas mais influentes da humanidade. Diversas peças jamais haviam deixado seu país de origem. A exposição Islã: Arte e Civilização mescla objetos de museus do Oriente Médio, entre eles o Nacional de Damasco, Cidade de Aleppo e Palácio Azem, da Síria, e os iranianos Museu Nacional, Museu Reza Abassi e Museu do Tapete. Estão expostas ainda obras pertencentes ao acervo da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes (BibliAspa), do Marrocos, Mauritânia, Líbia, Líbano, Burkina Faso e Brasil, e peças do Mali, Níger e Nigéria, da Casa das Áfricas. Rua Álvares Penteado, 112, Centro. De terça a domingo, das 10h às 20h. Entrada franca. Até 17 de março.

Cores, sombras e silêncio

Agô! é o registro fotográfico de Marcello Vitorino em mais de dois anos de visitas às nações Queto, Angola e Jeje-Nagô, nos terreiros de candomblé e umbanda de Diadema, no ABC paulista. Das 3.000 imagens produzidas nesse período, 31 foram selecionadas e ampliadas no formato 50 x 75 cm. Também foi montado um painel composto por espelhos e 81 fotografias 10 x 15 cm. A exposição Agô! faz parte de um projeto realizado há uma década pelo profissional, no qual as manifestações de fé do homem em sua busca pelo contato com o sagrado são reveladas em cores fortes, sombras profundas e um clima eminentemente silencioso. 

O preparo da festa, a simbologia, os personagens – equedes, ogãs, iaôs, babalorixás – e suas relações no espaço mítico do terreiro são alguns dos aspectos explorados. Agô, na língua iorubá, quer dizer “licença”. Assim, com respeito, o fotógrafo tem entrado nos terreiros para conhecer uma cultura milenar que ainda hoje recebe olhar preconceituoso de parte da sociedade. A exposição e um catálogo que será impresso com as imagens têm apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural 2010.

Museu de Arte Popular. Rua Graciosa, 300, Centro de Diadema. Telefone (11) 4056-3366. De terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados, das 13h às 18h. Entrada franca. Até 19 de março.