Esses senhores são lunáticos, estão em outro planeta

Paul Nicholson, ativista basco, integrante da coordenação internacional da Via Campesina, uma das principais organizações presentes nos protestos durante as COPs de 2009 e 2010

Como entender o que aconteceu em Cancun?

Ao mesmo tempo em que há uma crise financeira mundial, aparece essa proposta de uma economia verde, um capitalismo dos recursos naturais, de uma forma muito mais clara. É um processo cuidadosamente trabalhado. Isso quando o problema é resultado do fracasso do modelo de desenvolvimento neoliberal – e temos que atacá-lo de uma maneira sistêmica, com mudanças paradigmáticas.

Ainda que a pressão popular esteja cada vez mais forte, parece que os governos continuam sem dar atenção às manifestações…

Paul – Há um temor de que a opinião pública se dê conta do que se está gestando nessas conferências. Isso é gravíssimo, há uma falta de transparência total. É um processo profundamente antidemocrático e que está nas mãos das transnacionais. A voz da terra está excluída. Curiosamente, a conferência de Cancun se realizou em um hotel chamado Moon Palace – Palácio da Lua. Esses senhores são lunáticos, estão em outro planeta, falando de seus negócios.