O prazer da leitura e as bibliotecas rurais

Edição 49 São Paulo – A primeira condição para haver o interesse por algum livro é tê-lo por perto. Com esse objetivo, o projeto Bibliotecas Rurais Arca das Letras fornece […]

Edição 49

São Paulo – A primeira condição para haver o interesse por algum livro é tê-lo por perto. Com esse objetivo, o projeto Bibliotecas Rurais Arca das Letras fornece matéria-prima (livros), treina lideranças comunitárias e busca estimular o hábito da leitura entre jovens e adultos no meio rural. O tema de capa da edição de julho Revista do Brasil mostra como funciona esse programa, suas dificuldades e seus resultados.

A edição traz reportagem especial sobre o dilema entre a energia que o país precisa para acompanhar seu o ritmo de crescimento dos próximos anos e o impacto socioambiental provocado pela construções de barragens.

Leia também como a internet pode ter peso decisivo nas eleições deste ano. Para muitos, ele torna os cidadão independentes dos meios convencionais de comunicação, uma vez que fornece – sobretudo através das redes sociais – ferramentas para que o próprio usuário seja também produtor e, mais ainda, disseminador de informação. Uma reportagem sobre o site Viva Favela – surgido no Rio de Janeiro e que já conta com correspondentes comunitários produzindo informação de várias periferias do país – ilustra bem esse potencial do (bom) uso que se pode fazer da rede.

Na entrevista do mês, Silvana Meireles, do ministério da Cultura, fala de projetos que estão no Congresso Nacional que podem estimular milhões de brasileiros a viver de sua arte e de seu talento e ainda aumentar a importância da nossa diversidade cultural na economia nacional.

E existe mais gente vivendo de arte do que se imagina. Conheça alguns personagens inusitados fazem das ruas e calçadas o seu palco e levam a sério o desafio de conquistar o público. A reportagem mostra como os artistas de rua se desdobram para, com dignidade e coragem, mostrar o seu talento e dele tirar seu ganha pão.
Bernardo Kucinski traz um relato sobre a vida no Vietnã, 35 anos depois da vitória sobre os americanos. E depois de mais de quatro décadas de jornalismo, Kucinski publica também neste número da RdB seu conto de estreia como ficcionista.

Confira ainda a ligação do rock com o público infanto-juvenil como arma de sua longevidade, uma exposição sobre a presença do negro no futebol, a Ciência do Trabalho inspiração de uma inovadora faculdade, a ser criada pelo Dieese, e um adeus a José Saramago.