Edição da manhã

Plebiscito sobre a Vale, ato de centrais em defesa da Previdência e outras manchetes

Paulo Sérgio Pinheiro e a Comissão Arns e Paulo Maldos, do Instituto Herzog, também estão entre os destaques da Rádio Brasil Atual desta quarta-feira

ONU

Paulo Sérgio Pinheiro, ex-ministro de FHC e consultor da ONU, fala sobre importância da Comissão Arns

São Paulo – A falta de fiscalização e controle do Estado sobre a atividade mineradora, que levou a rompimentos de barragens como as de Mariana e Brumadinho, levou o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) a propor um plebiscito para que a população opine sobre a reestatização da Vale. A entrevista está na edição do Jornal Brasil Atual da manhã desta quarta-feira (13). O matutino recupera ainda com a coluna do geógrafo Wagner Ribeiro, professor da Universidade de São Paulo (USP), os estudos que há três meses já alertavam para os riscos de novas tragédias em dezenas de barragens, decorrentes da falta de manutenção.

O relator especial de Direitos Humanos da ONU, Paulo Sérgio Pinheiro, ex-ministro de Direitos Humanos do governo Fernando Henrique Cardoso e professor aposentado de Ciência Política da USP, fala sobre a criação da Comissão Arns de Direitos Humanos e seu lançamento na próxima semana.

A economista Patrícia Pelatieri, do Dieese, comenta o desvio de recursos do orçamento da Previdência Social pelo governo Bolsonaro para pagamento de dívidas da União. A tentativa de “reforma” da Previdência leva centrais sindicais a convocarem um assembleia unificada na Praça da Sé, em São Paulo, no próximo dia 20.

O membro do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Paulo Maldos, que conviveu com Chico Mendes e trabalhou com povos e organizações indígenas, é o convidado do Instituto Vladimir Herzog para falar sobre as declarações do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em que ignora o papel do seringalista da defesa da Amazônia, das comunidades tradicionais e do manejo sustentável dos recursos naturais.

O repórter Uelson Kalinóvski levanta as últimas notícias de Brasília. E Nelson Calura traz, na cena cultural, o Projeto Notas Contemporâneas, com Marcos Valle e o show da Banda Nã. As associações de escolas de samba, segundo reportagem de Ana Rosa Carrara, reclamam que a falta de investimento pode comprometer a qualidade da festa neste ano.

Ouça: