Procurador considera que denúncia da OEA sobre Belo Monte pressiona justiça

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, a Organização dos Estados Americanos, solicitou ao governo brasileiro que suspenda as obras na hidrelétrica de Belo Monte. A OEA alega potencial prejuízo aos direitos dos indígenas que vivem às margens do rio Xingu. E quer que o governo consulte essas comunidades antes de construir a usina. O Itamaraty tem 15 dias para se manifestar a respeito, mas o Ministério das Relações Exteriores já rebateu e minimizou a condenação da OEA. A repórter Lúcia Rodrigues conversou com o procurador do Ministério Público Federal do Pará, Ubiratan Cazetta. O MPF já impetrou 10 ações na justiça contra Belo Monte, mas até o momento nenhuma delas foi julgada.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, a Organização dos Estados Americanos, solicitou ao governo brasileiro que suspenda as obras na hidrelétrica de Belo Monte. A OEA alega potencial prejuízo aos direitos dos indígenas que vivem às margens do rio Xingu. E quer que o governo consulte essas comunidades antes de construir a usina. O Itamaraty tem 15 dias para se manifestar a respeito, mas o Ministério das Relações Exteriores já rebateu e minimizou a condenação da OEA.

A repórter Lúcia Rodrigues conversou com o procurador do Ministério Público Federal do Pará, Ubiratan Cazetta. O MPF já impetrou 10 ações na justiça contra Belo Monte, mas até o momento nenhuma delas foi julgada.