Sobe som

‘Hora do Rango’ apresenta o piano e a ‘mineirice’ de Rafa Castro

Programa da Rádio Brasil Atual recebe o pianista, compositor e cantor que lança seu terceiro álbum, 'Fronteira'

Reprodução/YouTube

O pianista tem explorado o piano em todas as suas possibilidades, com forte influência da música instrumental mineira

São Paulo – O programa Hora do Rango desta terça-feira (12) apresenta o pianista, compositor e cantor Rafa Castro. Radicado em São Paulo desde 2017, o artista mineiro está lançando seu terceiro álbum, Fronteira, trabalho que conta com as participações de Mônica Salmaso, Teco Cardoso, Léa Freire, Neymar Dias, entre outros.

“Fronteira é um momento de descobrimento, no qual trago a carga afetiva das minhas influências. Consegui juntar dois pilares, a ‘música de minas’ e meu trabalho de trilhas sonoras, num resultado que faz sentido para mim. Todos os músicos que participam têm a versatilidade de serem instrumentistas de jazz, ligados à música instrumental e ao mesmo tempo, conhecedores do cancioneiro popular”, explica Rafa Castro. 

A voz do The Voice 

Na segunda-feira (11), o Hora do Rango recebeu o cantor e compositor paulistano Jota.pê. O artista, que lançou seu primeiro álbum, Crônicas de um Sonhador, em novembro de 2015, se prepara agora para lançar seu próximo EP, Garoa. Participante do The Voice Brasil 2017, foi considerado por Lulu Santos uma das melhores vozes de todas as temporadas do programa. 

Na próxima sexta-feira (15), Jota.pê faz show no Estrella Galicia Estação Rio Verde, em São Paulo. A apresentação, “Lá vem Garoa”, segue vertentes que vão de Jorge Benjor a Caetano Veloso, passando pelo manguebeat de Chico Science. No repertório, músicas inéditas e parcerias com Bia Ferreira, Leandro Léo, Nina Oliveira e Camila Brasil. 

Ouça como foi 

Instrumental, indie e origens guarani 

Já o Hora do Rango de quarta-feira (13) terá a participação de Alessandro Penezzi e Nailor Proveta. O primeiro, natural de Piracicaba (SP), é violonista, compositor e arranjador, um multi-instrumentista que toca violão de 7 cordas, cavaquinho, bandolim e flauta. 

Com mais de 30 anos de carreira, o clarinetista e saxofonista Nailor Proveta é figura de destaque no cenário da música instrumental brasileira. Integrante e fundador da Banda Mantiqueira, compositor e arranjador, já tocou com nomes como Milton Nascimento, Gal Costa, Edu Lobo, Raul Seixas, Guinga, César Camargo Mariano e Yamandú Costa, além de artistas internacionais como Joe Wiiliams, Anita O’Day, Benny Carter, Natalie Cole, Ray Conniff e Sadao Watanabe, entre outros. 

Amigos, Nailor Proveta e Alessandro Penezzi se apresentam no próximo domingo (17), no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, com o espetáculo intitulado “Proveta e Penezzi”, em que tocarão faixas do disco Velha Amizade, lançado em 2015, além de canções de grandes compositores brasileiros, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim. 

O programa de quinta-feira (14) marcará o retorno da Banda Bazar Pamplona, revelação da cena indie de São Paulo no início da década de 2010. O grupo, formado por Estêvão Bertoni (letras, vocal e guitarra), João Victor dos Santos (guitarra), Rodrigo Caldas (bateria), Rafael Capanema (baixo e teclado) e Pinguim Miranda (teclado e baixo) esteve parado nos últimos seis anos e agora retorna com o álbum Banda Vende Tudo. Na sonoridade, uma variedade de referências, como MPB, folk e indie rock, ao melhor estilo do grupo.

A programação semanal se encerra na sexta-feira (15) com a banda Teko Porã, termo na língua guarani que significa o “belo caminho” ou o “bem viver”. Formada por Pablo Nomás (violão 7 cordas), Bia Rezende (voz), Kinda Assis (viola) e Caio Gregory (bandolim), o grupo se define como “uma utopia viva que já dura 5 anos”.

“Somos músicos de rua e tocamos nos corredores e vagões do metrô de São Paulo, buscando levar o espírito Teko Porã a pessoas comuns. É gente que está voltando do trabalho, idosos, imigrantes, crianças; gente disposta a absorver um pouco da energia positiva que queremos passar com a nossa música e partilhar da nossa resistência artística”, explica o material de divulgação do grupo.   

O programa 

O Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. 

Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, sempre ao meio-dia.