zero preso

Terrorismo em Brasília teve ‘cara de esquema profissional’, diz Gleisi. ‘É preciso prender os responsáveis’, pede OAB

“Muito estranho que ninguém foi preso. Bolsonaro é cúmplice. Como pode presidente da República abrigar envolvidos?”, questiona Gleisi Hoffmann

Divulgação
Divulgação
"Nada, absolutamente nada, justifica o cenário de guerra que se está a ver", diz enteidade

São Paulo – O Conselho Federal e a seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OABF) divulgaram nota na qual repudiam “veementemente os atos de vandalismo, de depredação de carros e de ônibus, a tentativa de invasão de prédio público da Polícia Federal, de shopping center e a ameaça à segurança dos cidadãos na zona central da capital da República”.

Esses atos terroristas foram promovidos na noite de ontem por apoiadores de Jair Bolsonaro, horas depois da diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do seu vice, Geraldo Alckmin, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (12).

“É preciso prender os responsáveis e agir firmemente para a efetiva punição de todos na forma da lei”, afirma a OAB e sua seccional no documento. “Tais atos atentam contra a democracia e representam inaceitável escalada de violência. Nada, absolutamente nada, justifica o cenário de guerra que se está a ver.”

O pedido de prisão para os responsáveis vai na mesma linha do criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. “Se não tiver uma providência urgente, com prisões em massa, contra esses fascistas, a situação vai só se agravar”, disse o advogado em entrevista à RBA.

A OAB afirma que estão “à disposição da sociedade e cobram das autoridades competentes medidas enérgicas, manifestando-se nesta nota e prestando solidariedade às vítimas dessas agressões!” Assinada pelo presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti, e o presidente da OAB/DF, Delio Lins e Silva Júnior.

Gleisi: “Esquema profissional”

Em seu perfil no Twitter, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), escreveu que a “baderna em Brasília teve cara de esquema profissional”. Ela acrescentou: “Muito estranho que ninguém foi preso. Bolsonaro é cúmplice. Como pode presidente da República abrigar envolvidos? Passou da hora de desmobilizar as frentes de quartéis, não tem nada de liberdade de expressão, só golpismo”.

O movimento “contra o financiamento do discurso de ódio e das fake news” Sleeping Giants Brasil manifestou estranheza sobre a até agora ausência de prisões de envolvidos nos atos de destruição em Brasília. “5 Ônibus queimados, 3 Carros incendiados, 1 Delegacia atacada, 1 Viatura da polícia depredadan Diversas lixeiras e placas arrancadas. Presos: 0 (zero)”, postou a entidade.

Em sua edição de hoje, o tradicional jornal de Brasília Correio Braziliense estampou uma manchete de capa que marca a data do tumulto terrorista promovido por grupos bolsonaristas na capital: “Democracia sim, terrorismo não”, diz a publicação que foi às bancas.