Maior estado

Tarcísio de Freitas é eleito governador de São Paulo

Após quase três décadas sob domínio do PSDB, São Paulo será comandado pelos próximos quatro anos por representante do bolsonarismo

Reprodução/Montagem RBA
Reprodução/Montagem RBA
Tarcísio obteve cerca de dez pontos de vantagem sobre Haddad

São Paulo – O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) será o novo governador São Paulo, encerrando um longo período de governos tucanos no estado. Com 100% das urnas apuradas, Tarcísio obteve 55,27% (13.480.643) dos votos válidos, ante 44,73% (10.909.371) do ex-prefeito e ex-ministro Fernando Haddad (PT), nas eleições deste domingo (30). Houve ainda 4,04% de votos em branco e 6,76% de nulos. Abstenções somaram 21,07%.

Tarcísio de Freitas, que planejava sair candidato ao Senado por Goiás, é ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro, que foi quem o fez mudar de ideia e disputar o Palácio dos Bandeirantes. Ele é carioca e teve dificuldades para disputar a eleição por São Paulo. Isso porque encontrou problemas para justificar domicílio, já que utilizou a casa do cunhado em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, para fins eleitorais. Em entrevista para a TV Vanguarda, Tarcísio não soube dizer em qual colégio vota, e sequer sabia o bairro de sua residência. O político foi escolhido para a disputa pelo clã Bolsonaro, de quem contará com apoio para o segundo turno.

A maior polêmica enfrentada pelo candidato, no entanto, foi a morte de Felipe Silva de Lima, de 27 anos, durante uma agenda de Tarcísio em na comunidade de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista, há cerca de duas semanas. O caso, que corre em sigilo de Justiça, deve ser uma pedra no sapato do ex-governador. Testemunhas disseram que foram seguranças de Tarcísio que mataram o jovem, que estava desarmado. Além disso, integrantes da campanha do candidato ordenaram a um cinegrafista da Jovem Pan que fossem apagadas as imagens feitas no local que mostravam os PMs “atirando para cima dos caras”.

Durante os debates, Tarcísio também não explicou com clareza se pretende ou não privatizar a Sabesp. Haddad, seu adversário, se colocou contra a venda da maior empresa pública paulista, alertando que a privatização faria subir a conta de água. Tarcísio também adotou postura dúbia em relação a utilização de câmeras de segurança nos uniformes dos policiais militares. No início da campanha, se disse contra a aplicação do dispositivo de filmagem. Criticado, voltou atrás, alegando que vai estudar o tema, antes de decidir.

SÃO PAULO – Eleitorado total: 34.667.793

  • Segundo turno – votos válidos

Tarcísio de Freitas (Republicanos): 13.480.643 (55,27%)

Fernando Haddad (PT): 10.909.371 (44,73%)

  • Primeiro turno – votos válidos

Tarcísio de Freitas: 9.881.995 (42,32%)

Fernando Haddad: 8.337.139 (35,70%)


Leia também


Últimas notícias