Agenda

Semana terá nove pesquisas nacionais sobre a corrida à presidência no 2° turno

Dia mais importante será a quarta-feira (19), com três pesquisas que podem refletir os efeitos do debate entre Lula e Bolsonaro no domingo

Antonio Augusto / TSE
Antonio Augusto / TSE

São Paulo – A 13 dias do segundo turno, esta segunda-feira (17) inicia uma série de pesquisas eleitorais da semana, que contará com nove levantamentos nacionais e 27 sondagens nos estados.  A segunda começa também com a repercussão do debate de ontem à noite na Band, que colocou frente a frente os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

A expectativa do efeito do debate nas pesquisas, se houver, só será verificada na quarta-feira (19), por causa dos dois dias de apuração, segunda e terça no caso, para a apresentação do resultado. Além disso, a quarta e quinta serão os dias de maior movimentação de pesquisas. Na quarta serão apresentados três levantamentos nacionais – Datafolha, Quaest e Poderdata. No dia seguinte, saem vários levantamentos nos estados.

Confira a agenda da semana

Segunda-feira

O g1 e a GloboNews publicam, a partir das 18h desta segunda, o resultado da terceira pesquisa de intenção de voto do Ipec sobre o segundo turno da disputa pela Presidência da República, entre o ex-presidente Lula (PT) e presidente Jair Bolsonaro (PL).

O segundo turno se realiza no próximo dia 30. No primeiro, no dia 2, Lula saiu na frente, com 48,43% dos votos válidos (que desconsideram brancos e nulos), enquanto Bolsonaro teve 43,20%.

Terça-feira

Amanhã é a vez do Ipespe divulgar sua pesquisa de intenção de voto no segundo turno para presidente da República com abrangência nacional. O Ipec também divulga levantamento com abrangência para o estado de Santa Catarina.

Quarta-feira

Quarta-feira é um dia cheio de pesquisas. Além de refletir o resultado do primeiro debate entre os candidatos, a data marca o inicio do terço final de campanha antes da votação no dia 30. Assim, PoderData, Quaest e Datafolha divulgam seus levantamentos nacionais.

O Instituto Futura, o Ipec e o Instituto Veritá divulgam levantamentos para os estados do Espírito Santo, São Paulo, Rondônia, Amazonas e Rio de Janeiro.

Quinta-feira

O dia com mais pesquisas sendo divulgadas. Instituto Futura, Brasmarket e Instituto Veritá divulgam levantamentos de abrangência nacional, enquanto Veritá, Ipec e Futura divulgam pesquisas para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Leia também: Moro no debate atesta sua própria parcialidade. ‘Lava Jato era uma trama para eleger o genocida’

Sexta-feira

Para o final da semana, por enquanto, estão registradas as pesquisas Ipec para os estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Bahia. Mas outras ainda podem ser registradas a tempo de serem divulgadas na data.


Com informações do g1, Estado de Minas e Money Times


Leia também


Últimas notícias