Dia claro

Motivos para votar em Lula dominam principais assuntos nas redes sociais

O termo “voto em Lula porque” ganhou as redes. Combate à fome, investimento em Ciência e Educação, entre outros motivos foram citados

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Entre os que elencaram os motivos para votar em Lula, pesquisadores, professores, lideranças populares, entre outros

São Paulo – Com o segundo turno se aproximando, internautas viralizaram nas redes sociais os porquês de votar em Luis Inácio Lula da Silva (PT). A frase “VOTO EM LULA PORQUE” ficou o dia todo de hoje (26) entre os assuntos mais comentados do Twitter, com mais de 50 mil citações.

Entre os motivos para votar em Lula, os internautas citam programas e políticas públicas que marcaram os 13 anos de governo do PT (2003-2016, incluindo os mandatos de Dilma Rousseff). Foi lembrado, por exemplo, que foi um período em que o desmatamento na Amazônia caiu 80%. Que foram criadas 18 universidades e 173 campi universitários. Também que o Brasil viu o maior programa de transferência de renda da história até então, o Bolsa Família, além da política de valorização do salário mínimo.

Foi bastante citado o investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação, além do acesso à educação superior. Da mesma forma o acesso à moradia e que, durante os governos petistas, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU.

Os porquês

Entre os que elencaram os motivos para votar em Lula, pesquisadores, professores, lideranças populares, entre outros postaram suas razões nas redes sociais.

A epidemiologista Ethel Maciel, PhD, reitora eleita da Universidade Federal do Espírito Santo é uma delas. Seu mandato na reitoria foi boicotado pela gestão bolsonarista. Uma das vozes da ciência que se levantou contra o negacionismo durante a pandemia de covid-19 defendeu voto em Lula pelos investimentos massivos na Educação.

A atriz e criadora de conteúdo Dora Figueiredo defendeu voto em Lula por ele ser um democrata.

A líder feminista negra, advogada e escritora paulistana Tamires Sampaio lembroudas políticas sociais e de combate ao racismo dos governos petistas.

A ex-participande do programa Big Brother Brasil e professora Jessi Alves também citou investimentos de Lula, quando presidente, na educação, sobretudo na educação básica.

A primeira deputada trans eleita por São Paulo, Erika Hilton (Psol), afirma voto em Lula porque tem esperança em um Brasil melhor.

A deputada federal eleita mais votada do Rio de Janeiro, Talíria Petrone (Psol), não encontrou um, mas vários motivos para votar em Lula.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) disse que seu voto é de Lula porque ele tirou o Brasil do Mapa da Fome da ONU.

O médico infectologista Gerson Salvador vota em Lula pelos programas sociais. Ele lembra de sua origem humilde e como os programas sociais petistas trouxeram oportunidade.

O presidente do Psol, Juliano Medeiros, defendeu voto em Lula para reduzir as desigualdades, para defender a ciência e para acabar com o orçamento secreto do Bolsonaro.