Jogo pesado

PT e Renan repudiam operação contra governador de Alagoas a 19 dias do 2º turno

Para Gleisi Hoffmann e Renan, o afastamento de Paulo Dantas e a ação policial deflagrada contra o emedebista parecem “manipulação política”

Divulgação
Divulgação
Paulo Dantas lidera a disputa pelo governo de Alagoas no segundo turno, segundo último levantamento

CartaCapital – A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reagiu nesta terça-feira (11) ao afastamento do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB-AL). O senador Renan Calheiros (MDB-AL) também repudiou a operação realizada pela Polícia Federal contra o emedebista.

Em sua decisão, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Laurita Vaz apontou a existência de um esquema de desvio de recursos envolvendo “saques em espécie” por meio de “servidores fantasmas”. Os supostos crimes teriam ocorrido na Assembleia Legislativa de Alagoas sob a presidência de Dantas, entre 2019 e 2021. O total de recursos desviados chegaria a R$ 54 milhões.

“É suspeitíssima a operação da PF contra governador Paulo Dantas, que lidera as pesquisas em Alagoas”, escreveu Gleisi nas redes sociais. “A 19 dias do segundo turno, cheira a manipulação política, num estado em que a Superintendência da PF é controlada pelo presidente bolsonarista da Câmara dos Deputados.”

Do mesmo modo, o senador Renan Calheiros afirmou tratar-se de uma operação política. “Alagoas é vítima do uso político da PF e do abuso de autoridades. Pedi a troca do superintendente, cabo eleitoral de Arthur Lira que sonha com a Gestapo. Lira levou uma surra. Vencemos em 83 cidades, elegemos o senador e temos 60% dos votos no 2º turno (Ibrape)”, escreveu o senador nas redes sociais.

Renan também planeja acionar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra a ministra, sob o argumento de que não é dela a competência para decidir sobre o caso. De acordo com ele, a investigação “foi parar no STJ por uma armação de Lira e lá perambulou por vários gabinetes até cair nas mãos certas da ministra bolsonarista Laurita Vaz”.

A operação

A PF cumpriu 31 mandados de busca e apreensão nesta terça. Entre os endereços estão a Assembleia Legislativa, a sede do governo e os imóveis de Dantas e de parentes dele. Segundo a corporação, foram apreendidos 100 mil reais em espécie na casa de Dantas, 14 mil reais com ele em um hotel em São Paulo e 150 mil reais na casa de um cunhado do govenador afastado.

Dantas assumiu o governo de Alagoas em maio deste ano, quando o então governador, Renan Filho (MDB), deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado. Apoiado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e pelo ex-presidente Lula (PT), Dantas busca a reeleição no segundo turno contra Rodrigo Cunha (União Brasil). Cunha, por outro lado, é aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Ele lidera a disputa contra Rodrigo Cunha, segundo a nova rodada da pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta terça-feira (11). Nela, o emedebista aparece com 47% das intenções de voto, ante 33% de Cunha. Nulos e brancos somam 7% e eleitores indecisos ou que preferiram não responder representam 13%.


Leia também


Últimas notícias