Sondagem

Pesquisa mostra que 93% torcem para que Lula faça um bom governo

Genial/Quaest também apresenta a área de economia como prioridade para o próximo governo, que deve investir na criação de empregos e controlar a inflação

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula: credibilidade para exercer o futuro mandato

São Paulo – Pesquisa quantitativa da Genial/Quaest sobre o período pós-eleitoral e as expectativas da população para o próximo governo, divulgada nesta quinta-feira (8), mostra que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva está cercado otimismo para iniciar o seu governo, em 1° de janeiro.

Entre 2 mil pessoas ouvidas, 93% afirmam que torcem para que Lula faça um bom governo. Outro dado ainda revela que 43% acham que a imagem do Brasil no exterior vai melhorar.

A transição de governo também foi avaliada pelos pesquisados. Para 41% o presidente eleito está se saindo melhor do que era esperado, enquanto 24% acreditam que esse desempenho está pior do que a expectativa.

A pesquisa também apresenta a área da economia como prioridade para a população. “Na avaliação dos brasileiros, resolver os problemas econômicos do país deveria ser prioridade absoluta do próximo governo (25%), seguido pela busca de soluções para as questões sociais (20%) e para os problemas de saúde que o país enfrenta (16%)”, destaca o diretor da pesquisa, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais Felipe Nunes.

Na economia, investir em políticas para gerar emprego (24%) e controlar a inflação (23%) devem ser o foco do próximo governo. A diminuição dos impostos (18%) aparece como prioridade também, assim como a facilitação de crédito para pequenas e médias empresas (9%).

Leia também: Equipe de transição defende integração do BNDES ao futuro Ministério da Indústria e Comércio Exterior

Todos esses dados, no entanto, não impedem que o desafio de unir o país se coloque para o presidente eleito. Sobre a situação do país após o segundo turno, 90% consideram que o país saiu dividido após o processo eleitoral.

Ao mesmo tempo, 61% da população desaprovam a postura do presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) que questionou o resultado das eleições perante a vitória de Lula.

Com o título ‘O Brasil que queremos’, a pesquisa realizou 2.005 entrevistas entre os dias 3 e 6 de dezembro, ouvindo pessoas com 16 anos ou mais em 120 municípios. O nível de confiança é de 95%. 

A pesquisa apresentada hoje faz parte de um projeto do instituto para identificar as prioridades da população, que deveriam orientar o futuro governo Lula. Assim, outras duas pesquisas serão divulgadas futuramente.

Confira a íntegra da pesquisa