Em alta

Pesquisa Ipec traz virada no Ceará: Elmano lidera e vence todos no 2º turno

Candidato do PT sobe para 30% e bolsonarista cai para 29%. No 2º turno, Elmano supera Capitão Wagner e Roberto Cláudio

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Apoio de Lula e Camilo Santana impulsiona Elmano de Freitas (dir.)

São Paulo – O candidato do PT ao governo do Ceará, Elmano de Freitas, segue em alta e passou a liderar as intenções de voto no estado, segundo pesquisa Ipec divulgada nesta quinta-feira (22). Apesar do empate técnico com Capitão Wagner (UB), Elmano aparece numericamente à frente pela primeira vez desde sua entrada, tardia, na disputa. O PT lançou seu nome em 25 de julho, depois de o PDT romper acordo histórico com o partido no estado. Em vez de apoiar o nome da vice governadora Izolda Cela, até então pedetista, o partido de Ciro Gomes optou pelo nome de Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza.

Com apoio de Lula e do ex-governador Camilo Santana, Elmano apareceu na primeira pesquisa acima dos dois dígitos e não parou de subir. Na primeira pesquisa Ipec para o governo do Ceará, em 1º de setembro, Wagner tinha 32% e Cláudio, 28%, enquanto Elmano, 19%. Em 9 de setembro, Wagner subia para 35%, mas Elmano já estava em segundo, com 22%. Roberto Cláudio tinha 21%. Portanto, desde o início do mês, o candidato de Ciro caiu nove pontos e o de bolsonaro, três, enquanto o de Lula subiu 11 pontos percentuais.

A pesquisa Ipec foi encomendada pela TV Verdes Mares e ouviu 1.200 eleitores entre segunda-feira e ontem (19 a 21). A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.  

Zé Batista (PSTU) e Chico Malta (PCB) têm 1% cada, e Serley Leal (UP) não pontuou. Em branco e nulos representam 9% dos entrevistados. Outros 8% disseram não saber ou não responderam. O nível de confiabilidade é de 95%. 

Confira os números

  • Elmano Freitas (PT): 30% 
  • Capitão Wagner (União): 29%
  • Roberto Cláudio (PDT):  22%
  • Chico Malta (PCB):  1%
  • Zé Batista (PSTU):  1%
  • Serley Leal (UP): 0%
  • Branco/Nulo: 9%
  • Não sabe/Não respondeu: 8%

Segundo turno

Além da arrancada que o leva à dianteira na disputa em primeiro turno, Elmano de Freitas aparece como favorito ante os dois adversários em eventual segundo turno. O candidato do PT venceria tanto Capitão Wagner – 47% a 35% – como Roberto Cláudio – 40% a 34%. Se a disputa fosse entre Wagner e Cláudio, o pedetista venceria por 43% a 35%. A a margem de erro também é de 3 pontos.