Definição

PDT decide apoiar Lula. Ciro Gomes divulga vídeo: ‘Acompanho a decisão do meu partido’

“Teve uma ventania, um vendaval de direita no país que temos que parar pra refletir sobre isso”, afirma presidente do PDT em entrevista coletiva. Cidadania também declara apoio a Lula

Reprodução
Reprodução
Ciro disse esperar que sua decisão de apoiar Lula contra Bolsonaro “ajude a oxigenar temporariamente a nossa democracia"

São Paulo – O PDT, partido de Ciro Gomes, anunciou no início da tarde desta terça-feira (4) seu apoio unânime ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo turno das eleições presidenciais. A decisão se deu após reunião pela manhã, da qual o ex-candidato pedetista ao Planalto participou. O presidente do PDT, Carlos Lupi, afirmou que “Ciro endossa integralmente a decisão do partido”. O dirigente comunicou o apoio em entrevista coletiva.

Cerca de meia hora depois, o próprio Ciro Gomes divulgou vídeo nas redes sociais em que declara: “Acompanho a decisão do meu partido, o PDT. Frente às circunstâncias, é a última saída”, disse. O ex-candidato criticou a “campanha violenta” contra si, mas afirmou esperar que sua decisão de apoiar Lula contra Bolsonaro “ajude a oxigenar temporariamente a nossa democracia”.

A definição do PDT era considerada muito importante pela campanha de Lula, pelos 3,6 milhões de votos recebidos por Ciro, mas, principalmente, pelo simbolismo político. Na coletiva, Lupi afirmou que “teve uma ventania, um vendaval de direita no país que temos que parar pra refletir sobre isso”. Segundo ele, não se pode “culpar o povo” por suas escolhas.

“Onde nós erramos, onde falhamos na comunicação? Onde eu, como presidente do partido, falhei e errei? Devo ter falhado muito”, questionou. “Se a gente não conseguiu fazer a população a votar na gente, o erro é nosso.”

“Candidatura 12 + 1”

Lupi disse que a decisão foi a de “apoiar o mais próximo da gente, que é a candidatura do Lula, que eu chamo de 12 + 1”, em referência ao número do PDT que, somado a 1, dá o 13 do PT. Ele mencionou as sugestões do PDT que o PT aceitou para fechar o acordo: zerar dívidas do SPC das pessoas, o plano de renda mínima e um projeto de educação em tempo integral.

O presidente do partido acrescentou que a legenda aprovou na reunião também uma proposta que não foi mencionada ao PT, mas “será colocado”. Trata-se de um “Código Nacional do Trabalho”, sobre defesa do direitos e revogação de tudo o que tenha prejudicado os trabalhadores.

Rodrigo Garcia, Bolsonaro e a máfia dos fiscais

Do outro lado da disputa, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) definiu que vai apoiar o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) no segundo turno para as eleições ao Palácio dos Bandeirantes contra o ex-prefeito e ex-ministro Fernando Haddad (PT).

Segundo a colunista da Folha de S.Paulo Mônica Bergamo, Haddad chegou a conversar com alguns interlocutores buscando o apoio de Rodrigo Garcia na campanha. Porém teve como resposta que o ainda governador teria mágoa de Haddad pelo fato de seu irmão, Marco Aurélio Garcia, ter sido condenado por lavagem de dinheiro no escândalo da chamada máfia dos fiscais. O esquema foi investigado pela gestão de Haddad quando ele era prefeito da cidade de São Paulo. Desde então, a família de Rodrigo Garcia teria aversão ao ex-prefeito.

Sendo assim, o tucano também está em conversas com Jair Bolsonaro (PL) e negocia formas para dar seu nome também na corrida presidencial contra os candidatos do PT. Bolsonaro já havia avisado que conversaria com o Rodrigo ainda nesta terça.

Cidadania apoio a Lula “sem condicionantes”

Quase simultaneamente ao PDT, o Cidadania também declarou apoio “sem condicionantes” a Lula. O partido, que estava na coligação de Simone Tebet (MDB), anunciou o apoio ao petista, após reunião da executiva, em Brasília. De acordo com o presidente do Cidadania, Roberto Freire, a intenção é derrotar Bolsonaro, que representa um “projeto perigoso” para o Brasil. Ontem, Freire já havia anunciado apoio pessoal a Lula. Hoje, a decisão do partido foi quase “unânime”.


Leia também


Últimas notícias