"Missão"

Margareth Menezes aceita convite de Lula e será ministra da Cultura

Cantora afirmou à imprensa que conversou com Lula. “Ele disse que quer fazer um ministério forte para atender anseios do povo da cultura e do Brasil”

Reprodução
Reprodução
Margareth Menezes tem mais de 30 anos de carreira na música e mais de dez álbuns lançados

São Paulo – A cantora Margareth Menezes confirmou, nesta terça-feira (13), na sede da transição de governo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, que “aceitou a missão” de comandar o Ministério da Cultura no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A virtualmente nova ministra da pasta que será recriada disse que conversou com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo ela, o convite para ocupar o ministério extinto por Jair Bolsonaro (PL) foi uma surpresa. “Foi uma conversa muito animadora para a gente que é da área da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão”, disse a cantora a jornalistas que a abordaram no CCBB. “Ele (Lula) disse que quer fazer um ministério forte para atender os anseios do povo da cultura e do Brasil, pelo potencial que nossa cultura tem.”

A artista acrescentou que “agora é juntar todo mundo, ouvir todo mundo, para primeiro levantar o ministério e fazer da cultura do Brasil o lugar que ela sempre merece”. O historiador Márcio Tavares, curador de arte e secretário nacional de Cultura do PT, fará parte de sua equipe, segundo ela.

Representante da música baiana

Margareth Menezes tem mais de 30 anos de carreira na música e mais de dez álbuns lançados. Foi indicada ao Grammy quatro vezes e é considerada uma das principais representantes da música baiana. É filha mais velha de cinco irmãos. Sua mãe, Diva, é costureira e o pai, Adelício, é motorista.

Fora a música, a experiência da cantora com trabalho cultural vem da Organização Não Governamental (ONG) Associação Fábrica Cultural, que criou em 2008, e atua nos eixos de Cultura, Educação e Sustentabilidade. A ONG abriga o Mercado Iaô, que reúne atividades culturais e promove o artesanato.

Leia mais: