Lula: são contrários às obras do São Francisco os que não sofrem com falta d’água

Presidente Lula na chegada à tomada d’água, próxima à Barragem de Itaparica (Floresta, PE) (Foto: Ricardo Stuckert/PR) Brasília – Em visita às obras de integração e revitalização do Rio São […]

Presidente Lula na chegada à tomada d’água, próxima à Barragem de Itaparica (Floresta, PE) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Brasília – Em visita às obras de integração e revitalização do Rio São Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta quinta-feira (15) críticas aos que se opõem ao projeto. Segundo ele, é muito fácil para quem não sofre com a falta de água ser contrário à medida.

“Ser contra lá na Tijuca, no Rio de Janeiro, na Avenida Paulista é fácil. Eu sou contra depois abro a geladeira e abro uma água Perrier [marca de água francesa] geladinha. Agora, vem pra carregar uma lata de água na cabeça com caramujo e tudo para depois tirar com uma canequinha uma água barrenta para beber”, disse em entrevista coletiva à emissoras de rádio no município de Sertânia, em Pernambuco.

Lula criticou também governadores que no passado deixaram que as margens do rio fossem desmatadas para que madeira fosse usada na produção de carvão. “As pessoas desmataram tudo para fazer carvão e nunca nenhum governador se importou com isso.”
Daqui pra frente, o presidente disse que irá fiscalizar muito mais as obras do Rio São Francisco para que parte delas seja inaugurada ainda em 2010. “O porco engorda é com os olhos do dono”, brincou Lula.

A exemplo do que tem dito em discursos e entrevistas, Lula mais uma vez criticou as estruturas de fiscalização que paralisam obras resultando em atraso e encarecimento do projeto. Segundo ele, o país tem hoje uma estrutura de fiscalização maior do que a de execução.

Durante a entrevista o presidente também falou de economia e destacou a geração de empregos no Brasil, fazendo referência aos dados divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho que mostram que em setembro foram criados 252 mil empregos com carteira assinada no Brasil.

“Vamos terminar o ano com mais de 1 milhão de empregos gerados, o que é um fato inusitado em um mundo que está em crise. Nos Estados Unidos o presidente Barack Obama está festejando o fato de que o desemprego caiu de 400 mil para 200 mil.”

Fonte: Agência Brasil