Em São Paulo

Lula e Haddad em caminhada na zona leste: ‘O que Bolsonaro fez para São Paulo?’

Lula, Alckmin e Haddad caminharam em São Mateus. Defendem valorização do mínimo, combate à fome, criação de emprego e renda, saúde, moradia e educação, ante descaso dos governos federal e de SP

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula, Alckmin e Haddad caminharam pela ruas da zona leste paulistana na reta final do segundo turno

São Paulo – Durante caminhada no início da tarde desta segunda-feira (17) pelas ruas de São Mateus, na zona leste da capital paulista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu engajamento na busca de votos de eleitores indecisos e, ao mesmo tempo, todo cuidado contra provocações de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). O candidato à Presidência da República pela Coligação Brasil da Esperança estava acompanhado do vice em sua chapa, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB). Lula pediu votos ao candidato a governador Fernando Haddad (PT).

“Nesses poucos dias para o segundo turno, precisamos ganhar votos de indecisos e de quem pensa em anular o voto. Pergunte: que obra Bolsonaro fez em São Paulo? Mas se perceber que esse eleitor fica muito nervoso, melhor ir para casa”, disse Lula, referindo-se a uma reação violenta da pessoa abordada.

“Viemos visitar o comércio de São Mateus hoje nessa ‘caminhada da esperança’ porque precisamos eleger Haddad para governarmos o Brasil e São Paulo juntos pela primeira vez, e melhorar a vida das pessoas. Nós temos experiência, já trabalhamos juntos. Haddad foi o melhor ministro da Educação que esse país já teve. Juntos vamos recuperar as crianças que ficaram atrasadas na escola por causa da pandemia”, afirmou Lula.

Lula, Haddad e compromissos

O ex-presidente criticou a desvalorização do salário mínimo no governo Bolsonaro, pois deixou de receber aumento real (acima da inflação), situação semelhante à das pensões, prejudicando a vida de mais de 22 milhões de aposentados e pensionistas. E também o sucateamento no INSS, que conforme lembrou, a fila para concessão da aposentadoria chega a demorar quatro anos.

“Vamos recuperar o Brasil. Vamos cuidar desse país, que é um dos maiores produtores de alimento do mundo. Então, não é possível que tenha gente revirando o lixo buscando comida. Nem mulher procurando osso no lixo para fazer uma sopa”, disse, referindo-se a episódios que se tornaram comuns com a alta dos preços dos alimentos, o desemprego e a crise econômica. E citou os mais de 33 milhões de brasileiros em situação de fome.

Haddad reforçou compromissos de campanha, como redução e até isenção de impostos para baratear alimentos. O ex-prefeito citou a criação do bilhete único metropolitano, para reduzir o custo da população com transporte intermunicipal. E, na área da saúde, a construção de mais hospitais-dia, para desafogar os grandes hospitais e acelerar a fila de atendimento.

Os deputados federais eleitos Guilherme Boulos (Psol) e Juliana Cardoso (PT) e o deputado estadual eleito Eduardo Suplicy (PT) também acompanharam a caminhada. Boulos pediu votos em Lula e Haddad. “Vamos eleger Lula e aqui em São Paulo Fernando Haddad para governador. Vamos eleger um professor. O Tarcísio (de Freitas) não sabe nem onde fica São Mateus. Vamos eleger Haddad para baixar o preço da comida, trazer habitação. Haddad é de luta, professor. Haddad governador”, disse.

Assista


Leia também


Últimas notícias