"Tem de responder"

‘Tenho certeza que Bolsonaro participou ativamente’, diz Lula sobre golpe fracassado

Presidente falou de crimes de Bolsonaro em entrevista a Kennedy Alencar: “Ele é quase um psicopata, o cidadão não pensa”

Reprodução/RedeTV
Reprodução/RedeTV
Se tiver saúde, e o país estiver em "situação delicada", Lula disse que pode tentar reeleição

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar que tem certeza que Jair Bolsonaro participou “ativamente” da tentativa de golpe em 8 de janeiro. A entrevista completa vai ao ar nesta quinta-feira (2), na RedeTV!, às 23h15. Lula afirmou que seu antecessor deve responder na Justiça por atentar contra a democracia e por uma série de outros crimes.

“Vou dizer em alto e bom som: esse cidadão preparou o golpe. Eles queriam fazer aquela bagunça no dia 1º de janeiro, mas perceberam que não dava porque tinha muita polícia e tinha muita gente na rua”, declarou Lula. Questionado se teria certeza do envolvimento de Bolsonaro, ele foi ainda mais enfático: “Tenho certeza que o Bolsonaro participou ativamente disso. E ainda está tentando participar. Ele é quase um psicopata, o cidadão não pensa. Ele não raciocina, ele vomita as coisas, com o maior desrespeito do mundo”.

E cobrou que o ex-presidente seja devidamente investigado e punido. “Acho que é o seguinte: ele cometeu crimes, ele ofendeu a Suprema Corte. Ele ofendeu tudo que ele tinha que ofender. Ele tem que responder por esses crimes. Tem que responder, não na estância superior, porque era presidente da República. Não, está quase virando crime comum.”

Além dos ataques às instituições democráticas, Lula ainda listou outros crimes do antecessor. “Ele deve ser julgado em algum momento por genocídio, não apenas no caso dos Yanomami, mas no caso da covid-19“, afirmou.

Mercado silencia sobre Americanas

Na entrevista, Lula criticou o silêncio do “mercado” diante do escândalo do rombo bilionário da Lojas Americanas. Ao mesmo tempo, o mesmo mercado fica “nervoso” a qualquer menção sobre políticas sociais.

“Qualquer palavra que você fale na área social – ‘vou aumentar o salário mínimo em 10 centavos’, ‘vamos corrigir o IR’ – o mercado fica nervoso, fica muito irritado. Agora, um deles joga fora 40 bilhões de uma empresa que parecia ser a mais saudável do planeta e esse mercado não fala nada, fica em silêncio”, ressaltou o presidente.

Nesse sentido, Lula disse que os indícios de fraude nas Americanas apontam para além de uma “pedalada” fiscal. De acordo com o ex-presidente, trata-se de uma “motociata”. Ele ainda criticou o bilionário Jorge Paulo Lemann, apontado com um dos cabeças no rombo bilionário na rede varejista.

“Esse Lemann era vendido como o suprassumo do empresário (mais) bem-sucedido do planeta Terra”, disse Lula. “Ou seja, vai acontecer o que aconteceu com o Eike Batista. As pessoas vendem uma ideia que eles não são, na verdade”, afirmou.

Em 2026

O presidente também reafirmou que não pretende ser candidato nas próximas eleições, em 2026. Mas deixou a porta aberta. “Se chegar num momento, se tiver uma situação delicada e eu estiver com saúde (posso pensar), porque também só posso ser candidato se eu estiver com a saúde perfeita”, declarou.


Leia também


Últimas notícias