Quem falou o quê?

Golpismo deve ser investigado, mas país precisa ‘virar a página’, afirma Padilha sobre senador

Marcos do Val, que foi prestar depoimento à PF, deu versões conflitantes a veículos da mídia

Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado
Versões conflitantes do encontro com Bolsonaro e Daniel Silveira põem em dúvida as reais intenções do senador

São Paulo – As diferentes versões do senador Marcos do Val (Podemos-ES) sobre encontro com o agora ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira “reforçam a importância de investigar os atos golpistas”, segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. “O Brasil tem instrumentos para apurar e punir: a Polícia Federal e o Supremo”, acrescentou, em rede social.

Ao mesmo tempo, o ministro disse que o país precisa “virar a página” e seguir adiante. Ele afirmou que a “prioridade número 1” é aprovar medidas que vão “reconstruir” o Brasil, citando o Bolsa Família. Marcos do Val foi prestar depoimento à Polícia Federal, mas ainda não há informação a respeito. Na eleição para a presidência do Senado, ontem (1º), ele apoiou o bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN), que perdeu para o reeleito Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Depois da live que divulgou durante a madrugada desta quinta-feira (2), causando alvoroço em Brasília, o senador deu entrevistas e foi mudando versões. Ele também foi procurado por dois filhos do ex-presidente, a quem incriminou inicialmente. Depois disso, ele atribuiu a responsabilidade da suposta trama a Daniel Silveira, que hoje voltou a ser preso, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes seria o objetivo de um plano que consistiria em grampeá-lo – com suporte do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) – para obter alguma declaração comprometedora.

Plano para prender Moraes

A revista Veja, por exemplo, afirmou que fez duas entrevistas com do Val e em ambas ele falou sobre o plano, que visaria, ao final, prender Moraes (também presidente do Tribunal Superior Eleitoral) e anular as eleições presidenciais. E disse à publicação que ouviu os detalhes do então presidente da República.

Mas ao jornal Folha de S.Paulo o senador disse que Bolsonaro só ouviu, e quem falou foi Silveira. Endossou a afirmação à GloboNews. Assim, segundo ele, o ex-deputado teria dito: “O nosso objetivo é anular a eleição, manter o presidente no cargo e o ministro Alexandre ser preso”.

Analistas da mídia fazem questionam possíveis intenções de do Val. Para Josias de Souza, na Folha, por exemplo, os irmãos Bolsonaro usam o senador para fragilizar Moraes. Já Octavio Guedes, da GloboNews, diz que o parlamentar pretende “tornar Alexandre de Moraes suspeito para julgar atos golpistas e forçar a criação da CPI do com viés anti governo do PT”.

You need to add a widget, row, or prebuilt layout before you’ll see anything here. 🙂


Leia também


Últimas notícias