Reconhecimento

Fabiano Contarato será o novo líder do PT no Senado a partir de 1° de fevereiro

Parlamentar foi um dos que mais se destacaram na CPI da Covid de 2021, Com muitas revelações, comissão ajudou derrotar negacionismo de Bolsonaro

Leopoldo Silva/Agência Senado
Leopoldo Silva/Agência Senado
"Eu sonho com o dia em que eu não vou ser julgado por minha orientação sexual", disse senador a Fakhoury (à esq.)

São Paulo – Nesta quarta-feira (18), o senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi escolhido o novo líder da bancada do PT no Senado.  O parlamentar saiu da Rede em dezembro de 2021 para se mudar para o novo partido. Os deputados e senadores eleitos ou reeleitos em outubro tomam posse em 1° de fevereiro, quando os novos líderes assumem.  

 Um dos senadores que mais se destacaram na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid de 2021, que ajudou a minar a popularidade de Jair Bolsonaro, Contarato foi convidado para o partido pelo então futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Recebo com imensa alegria e senso de responsabilidade a missão de ser o líder da bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado”, postou hoje Contarato no Twitter. Ele prometeu trabalhar para “promover justiça social, emprego, saúde, educação e segurança para nosso povo voltar a ser feliz de novo”.

Experiente na casa, o senador Humberto Costa (PE) saudou o novo titular da liderança. “Contarato é um companheiro guerreiro, combativo. Nossa bancada ganhará muito com a liderança dele em um momento tão desafiador para a história do Parlamento e do Brasil. Tenho certeza de que fará um grande trabalho à frente do nosso grupo”, escreveu.

Altercação histórica

Contarato protagonizou um momento considerado histórico por seus pares da CPI da covid em 30 de outubro de 2021. Na cadeira da presidência da CPI, por ato do presidente da comissão, Omar Aziz (PSD), ele dirigiu-se ao empresário bolsonarista Otávio Fakhoury, que havia publicado uma frase homofóbica em seu Twitter contra o Contarato. Fakhoury era investigado por financiar canais de fake news na internet.

“Sua família não é melhor que a minha”, disse Contarato na presidência em exercício da comissão. “Eu aprendi que a orientação sexual não define caráter, a cor da pele não define o caráter, poder aquisitivo não define caráter”, disse ele ao bolsonarista. “Eu sonho com o dia em que eu não vou ser julgado por minha orientação sexual. Sonho com o dia em que meus filhos não serão julgados por ser negros. Eu sonho com um dia em que minha irmã não vai ser julgada por ser mulher e que o meu pai não será julgado por ser idoso”, continuou o senador.

Leia aqui: Fabiano Contarato rebate postagem homofóbica: ‘Orientação sexual não define caráter’

Fabiano Contarato nasceu em Nova Venécia, no interior capixaba. Ativista humanitário e delegado da Polícia Civil do Espírito Santo desde 1992, foi delegado da Delitos de Trânsito por mais de dez anos em seu estado.  Foi diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e atuou como corregedor-geral na Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont).