Datafolha

Contra golpismo de Bolsonaro, ampla maioria dos brasileiros rejeita a ditadura

Pesquisa mostra que 75% dos brasileiros querem respeito às urnas e às instituições. É o maior índice popular de apoio à democracia desde o fim da ditadura

Arquivo/EBC
Arquivo/EBC
A ampla maioria dos brasileiros é contrária à ditadura. É o que revela pesquisa Datafolha divulgada hoje (19). Ao contrário do que defende o presidente, Jair Bolsonaro

São Paulo – A ampla maioria dos brasileiros é contrária à ditadura. É o que revela pesquisa Datafolha divulgada hoje (19). Ao contrário do que defende o presidente, Jair Bolsonaro, a população do país rejeita os anos de ditadura civil-militar (1964-1985) e não gostariam de um retrocesso democrático no país. Bolsonaro, além de defender abertamente a ditadura, flerta com o golpismo e o autoritarismo ao atacar o processo eleitoral brasileiro. Apoiadores do presidente cogitam, abertamente, a possibilidade de um golpe em caso de derrota do presidente nas urnas em outubro.

De acordo com a pesquisa, 75% dos entrevistados rejeitam a ditadura. Apenas 9% dos entrevistados se mostraram saudosistas do período em que o país viveu sem respeito à vontade popular. Trata-se do menor apoio ao obscurantismo ditatorial desde que o instituto passou a questionar sobre o tema, em 1989. No último levantamento, ano passado, 70% dos entrevistados eram favoráveis à democracia.

Escalada autoritária

A pesquisa ainda mostrou, neste ano, que 12% das pessoas são indiferentes e 4% indecisos. Em 2021, eram 17% de indiferentes e 5% não souberam opinar. A pesquisa ainda revela que o apreço à democracia cresce conforme aumenta o índice de escolaridade. Entre as pessoas com ensino fundamental completo, 67% apoiam o regime da supremacia do povo. Já entre aqueles com ensino superior completo, 92% apoiam a democracia.

Os eleitores ainda foram questionados sobre se acreditam ser possível uma escalada autoritária no país. Para 49% dos brasileiros, as chances são descartadas e 20% afirmam que são altas.

A pesquisa, contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, ouviu 5.744 pessoas em 281 cidades do país entre terça-feira (16) e ontem (18). A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09404/2022.