Do mundo

Comunidade internacional reconhece vitória de Lula

Presidentes de todo o mundo parabenizam Lula pela eleição. Estados Unidos, Canadá e União Europeia manifestaram boas expectativas

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
"Minhas felicitações a Lula pela eleição. Que abra uma nova página na história do Brasil", disse o presidente da França

São Paulo – Luiz Inácio da Silva foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez, e a comunidade internacional assistiu atentamente a disputa. Chefes de Estado já manifestaram apoio a Lula, entre eles os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, da Espanha, Pedro Sanchez, e da Argentina, Alberto Fernández.

O primeiro a se manifestar foi o presidente da França, Emmanuel Macron, liberal de centro-direita. “Minhas felicitações a Lula pela eleição. Que abra uma nova página na história do Brasil. Juntos, vamos ter forças para lidar com adversários em comum e renovar os laços de amizade entre nossos países”, disse.

Biden, por sua vez, enviou um comunicado oficial ao Brasil. “Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança. Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos países nos próximos meses e nos anos que virão”, afirmou, em documento divulgado pela Casa Branca.

O presidente do Canadá, Justin Troudeau, também manifestou felicidade pela eleição de Lula. “O povo brasileiro manifestou sua vontade. Aguardo ansioso por trabalhar com Lula para reforçar nossas parcerias e entregarmos resultados por prioridades de canadenses e brasileiros, como a defesa do meio-ambiente. Parabéns, Lula!”.

América Latina

Poucos minutos após a eleição de Lula, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, divulgou comunicado. “Aqui você tem um companheiro para trabalhar e sonhar sobre o bem-estar de nossos povos”, disse o latino-americano.

Josep Borrell, representante da União Europeia para a diplomacia, reconheceu a eleição de Lula. “Estamos comprometidos em aprofundar e ampliar nosso relacionamento com o Brasil em todas as áreas de interesse mútuo, inclusive no comércio, meio ambiente, mudanças climáticas e na agenda digital, em benefício de nossos cidadãos (…) A UE e o Brasil têm uma parceria estratégica de longa data, baseada em valores compartilhados e no respeito à Democracia, aos Direitos Humanos e ao Estado de Direito”, disse.

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que a eleição de Lula veio “em boa hora”. “Felicito Lula por sua vitória nessas eleições em que o Brasil escolheu pelo progresso e pela esperança. Trabalharemos juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Sua vitória é a vitória do povo brasileiro”, disse.


Leia também


Últimas notícias