Atrasando o voto

Chapa de Lula denuncia ao TSE ação irregular da PRF contra o transporte de eleitores

Moraes intima diretor-geral da PRF a explicar operações contra o transporte público gratuito de eleitores. Denúncias explodem nas redes

Tomaz Silva/ABr
Tomaz Silva/ABr
PT cobra intimação do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal pelo descumprimento de decisão do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que proíbe o órgão de realizar operações em relação a veículos utilizados no transporte público gratuito de eleitores

São Paulo – A Coligação Brasil da Esperança, da chapa Lula e Alckmin à Presidência e vice a República, apresentou neste domingo (30) pedido de providências ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para intimação imediata do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) pelo descumprimento da decisão judicial que determinou a interrupção de operações relacionadas ao transporte público de eleitores neste segundo turno das eleições.

A coligação recebeu diversas denúncias de que agentes da PRF estão realizando operações por todo o Brasil para evitar o trânsito de ônibus, principalmente no Nordeste – e, com isso, aumentar a abstenção de eleitores. A situação prejudica especialmente eleitores do candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

A campanha de Lula pede aplicação de multa pessoal de R$ 500 mil por hora de descumprimento da decisão judicial, sem prejuízo das responsabilidades administrativa e criminal dos agentes que estejam desrespeitando a decisão judicial.A decisão que impede a PRF de fazer essas operações foi divulgada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE ontem (29). Por volta das 13h30, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, divulgou petição, intimando o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, a explicar a razão da PRF estar realizando operações em transporte público de eleitores.

TSE aponta crime eleitoral

A decisão que impede a PRF de fazer essas operações foi divulgada pelo presidente do TSE.  

A ordem atende a uma petição cível do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) contra a instrumentalização dos dois órgãos de segurança do governo federal. Moraes afirma que o descumprimento da decisão poderá acarretar a responsabilização criminal dos diretores das corporações por desobediência e crime eleitoral.

Na peça ao TSE, Teixeira cita reportagens publicadas pela imprensa sobre o suposto aparelhamento das duas corporações. Uma delas, da CNN, cita uma investigação aberta pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre suposto uso político da PRF.

Eleitores denunciam operações

Várias gravações em vídeo dessas operações irregulares estão sendo divulgadas nas redes sociais neste domingo. Números internos da PRF mostram que, até as 12h35, o órgão já tinha realizado 514 operações de fiscalização contra ônibus, apesar da proibição. O dado foi divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo e indica que o número de abordagens neste segundo turno é 70% maior do que o registrado na primeira etapa, no dia 2.

A presidenta do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), pediu há pouco pelas redes que os eleitores se mobilizem e denunciam esse desrespeito à decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Além das operações irregulares, o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, segundo o jornal O Globo, pediu votos para o presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais. 

Em um post feito no story de sua conta pessoal no Instagram, na noite de ontem, o policial escreveu “vote 22, Bolsonaro presidente”. O pedido estava acompanhado de uma foto da bandeira do Brasil, mas foi apagado no início da tarde deste domingo. 


Leia também


Últimas notícias