Viagem

Brasil volta a exigir vistos para EUA, Japão, Canadá e Austrália

Isenção do governo Bolsonaro não levou a aumento de turistas. Medida restabelece tratamento recíproco, já que países exigem visto de brasileiros

Felipe Carneiro/Ascom
Felipe Carneiro/Ascom
Apesar da isenção, fluxo de turistas norte-americanos e japoneses ainda está abaixo dos níveis pré-pandemia

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o Ministério das Relações Exteriores volte a exigir vistos para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão para entrar no Brasil. A informação é do portal g1, publicada nesta quarta-feira (8). O principal objetivo é restabelecer o princípio da reciprocidade, que rege a diplomacia, já que esses países cobram vistos dos viajantes brasileiros.

O governo reverteu decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro que determinou a isenção dos vistos, em março de 2019, às vésperas da sua visita aos Estados Unidos. A medida se aplicou aos que viajam ao Brasil para fins de turismo, negócios, trânsito e atividades artísticas e esportivas. Também se estendeu para pessoas “em situações excepcionais por interesse nacional”.

Tal aceno, além de claro sinal de submissão, serviria para estimular a vinda de turistas desses países. No entanto, o fluxo de turismo não aumentou o esperado, de acordo com dados do Itamaraty divulgados pela Folha de São Paulo.

Em 2019, o total de turistas norte-americanos foi 439 mil, aumento de 12% em relação ao ano anterior. No ano passado, porém, chegaram 355 mil visitantes dos Estados Unidos, abaixo do nível pré-pandemia. No Japão, houve um decréscimo de 4% entre 2018 e 2019, de 59 mil para 56 mil. Em 2022, foram 16,8 mil turistas.

Assim, o Ministério das Relações Exteriores já está comunicando as representações de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão de que o Brasil volta a exigir vistos. A mudança, no entanto, ainda não tem data para entrar em vigor.


Leia também


Últimas notícias