Balbúrdia

Bandidos aterrorizam aldeia no PA, e Bolsonaro reage com motociata eleitoral de R$ 1 milhão

Enquanto garimpeiros armados invadiam Terra Indígena Xipaya, Bolsonaro arrumava as malas para motociata que aterroriza feriado dos paulistas

Reprodução
Reprodução

São Paulo – Horas depois de garimpeiros armados invadirem uma aldeia indígena no sul do Pará, às 8h da manhã da Sexta-Feira Santa, uma importante rodovia de São Paulo estava fechada para receber uma atividade eleitoral do presidente. Enquanto os bandidos chegavam na Terra Indígena Xipaya para aterrorizar os habitantes, na noite desta quinta-feira (14), ele arrumava as malas. Bolsonaro desembarcaria na capital paulista para mais uma ação de campanha antecipada, uma motociata. Então, iria acompanhado de sua seita de seguidores em direção a Americana, no interior, pela Rodovia dos Bandeirantes. Segundo o estado de São Paulo, a despesa para dar segurança durante o trajeto do palanque de duas rodas seria de R$ 1 milhão.

Nas redes sociais, na noite de ontem, já circulava a mensagem da cacica Juma Xipaya em tom de desespero. Segundo ela, uma balsa de grande porte, com maquinários para a extração de ouro, desceu o Rio Iriri em direção ao território. Seu pai, Francisco Kuruaya, foi agredido com socos e empurrões por homens armados. O território Xipaya, onde vivem cerca de 200 pessoas, fica a 400 quilômetros de Altamira, no sudeste do estado do Pará. “A gente nunca tinha visto um maquinário desses por aqui”, declarou Juma, contando temer a destruição ambiental do território Xipaya com o possível incremento da atividade ilegal de garimpo.

Assista ao apelo de Juma Xipaya, por ajuda das “autoridades”

“Fazerem isso com os povos originários do Brasil é pior do que comprar 35 mil comprimidos de viagra, próteses penianas. Porque não se trata de estar dando privilégio a alguém, pois se está tirando das pessoas o seu direito mais básico, que é seu próprio lar”, diz o jornalista Fernando Brito, no programa Bom para Todos, da TVT. “Mas enquanto isso, no feriado atípico, ganha de presente um engarrafamento de 53 quilômetros”, diz o jornalista, editor do site Tijolaço, referindo-se ao esquema armado para Bolsonaro. “E para quê? Para fazer uma demonstração de forca ilegítima, porque mistura religião com ato político de campanha. Além disso, priva por várias horas as pessoas de deixar a capital para visitar seus parentes no interior no feriado.”

Acompanhe um resumo das notícias do dia e o comentário completo de Fernando Brito no vídeo abaixo. Brito analisa as últimas pesquisas eleitorais e também as medidas eleitoreiras do governo federal para tentar reduzir a imensa taxa de rejeição de Bolsonaro. Ainda no programa, o crítico de cinema Luiz Zanin traz sua dicas. Zanin fala do Festival É Tudo Verdade, com destaque para o documentário dedicado à cantora cabo-verdiana Cesárea Evora. Comenta também o recém-lançado Medida Provisória, de Lázaro Ramos, e elogia muito o filme italiano Tre Piani (veja trailer)(três andares), do diretor Nanni Moretti.


Leia também


Últimas notícias