Sem anistia

Anderson Torres também tem prisão decretada pelo STF

Ex-secretário é acusado de sabotar segurança e colaborar com atos terroristas promovidos domingo por seguidores de Bolsonaro. Torres e Bolsonaro se encontraram na véspera, diz jornalista

Marcos Corrêa/PR
Marcos Corrêa/PR
Torres viajou para os Estados Unidos e não estava em Brasília durante os atentados

São Paulo – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (10) a prisão do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça, Anderson Torres. Agentes da Polícia Federal (PF) foram à casa do ex-ministro, no bairro Jardim Botânico, em Brasília, para cumprir mandados de busca e apreensão.

Também hoje, Moraes decretou a prisão do coronel Fábio Augusto Vieira, que ontem foi exonerado do cargo de comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Ambos são acusados pela Advocacia-Geral da União (AGU) de omissão dolosa ante os atentados terroristas cometidos por bolsonaristas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8).

Até o fechamento deste texto, ainda não se sabia se Torres já havia retornado de viagem – de férias – a Orlando, nos Estados Unidoss, mesma cidade onde está o ex-presidente Jair Bolsonaro. Caso não seja encontrado, a determinação é que ele seja detido, assim que chegar ao Brasil. O então secretário não estava na capital federal quando ocorreram os atos terroristas.

Pela omissão diante da situação, Torres foi exonerado pelo então governador Ibaneis Rocha (MDB). Na sequência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a intervenção federal na Segurança Pública do DF. Ao mesmo tempo, a AGU acionou o STF solicitando a prisão em flagrante do ex-secretário.

Durante a madrugada de segunda-feira, o próprio Ibaneis foi afastado do cargo, por 90 dias, após determinação de Moraes. Mais tarde, o coronel Fábio Augusto Vieira foi exonerado pelo interventor federal nomeado, Ricardo Cappelli.

Antigos aliados de Bolsonaro teriam informado ao Palácio do Planalto que o ex-secretário Torres encontrou-se com o ex-presidente no sábado, em Orlando. Portanto, um dia antes do quebra-quebra bolsonarista nas sedes dos Três Poderes, em Brasília. A informação é do colunista Tales Faria, do UOL.

Sabotagem

Após a tentativa de golpe, Torres divulgou nota negando conivência com o terrorismo praticado pelos bolsonaristas e classificando-os como “barbárie”. “Lamento profundamente que sejam levantadas hipóteses absurdas de qualquer tipo de conivência minha com as barbáries que assistimos”, escreveu em rede social.

Em entrevista à CNN nesta terça, Cappelli acusou o ex-secretário de sabotar a segurança da capital federal durante os atos criminosos. “Houve uma operação estruturada de sabotagem comandada pelo ex-ministro bolsonarista Anderson Torres. Ele montou a sabotagem e fugiu do Brasil”, afirmou o interventor.