Prisão decretada

Anderson Torres deve chegar ao Brasil nesta sexta e se entregar à Justiça

Alexandre de Moraes, do STF, decretou a prisão do ex-ministro de Jair Bolsonaro por omissão dolosa ante os atentados terroristas a Brasília

Agência Brasil
Agência Brasil
Ex-secretário de Segurança Pública do DF foi um dos mais fiéis aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro

São Paulo – O ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL) e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres deve chegar nesta sexta-feira (13) a Brasília, onde se apresentará à Justiça. O ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão do fiel escudeiro de Jair Bolsonaro na terça-feira (10).  

Moraes acatou pedido Advocacia-Geral da União (AGU), que acusou Anderson Torres de omissão dolosa ante os atentados terroristas cometidos por bolsonaristas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8). Antes, o governador do DF, Ibaneis Rocha, ignorou pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e nomeou o bolsonarista para a Secretaria de Segurança. Ibaneis foi afastado do cargo pelo ministro do STF.

Segundo o jornalista Tales Faria, do portal Uol, aliados de Bolsonaro “informaram ao Palácio do Planalto” que Torres encontrou-se com o ex-presidente em Orlando, nos Estados Unidos. O encontro teria ocorrido no sábado (7), um dia antes do ataque bolsonarista à Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Anderson Torres foi nomeado e saiu de férias

“O senhor Anderson Torres mudou boa parte do comando da Secretaria de Segurança e viajou para os Estados Unidos (de férias)”, disse ontem (9) o interventor na segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, em entrevista coletiva, na qual anunciou “mobilização máxima” das forças de segurança no DF para evitar eventuais novos ataques terroristas.

Após a decretação da prisão, agentes da Polícia Federal (PF) foram à casa do ex-ministro, no bairro Jardim Botânico, em Brasília, para cumprir mandados de busca e apreensão. A propriedade de Torres está no mesmo condomínio onde Bolsonaro procurou casa para alugar, segundo o Metrópole.

Que ética?

Após a decisão do ministro do STF, Torres postou no Twitter. “Hoje (10/01), recebi notícia de que o Min Alexandre de Moraes do STF determinou minha prisão e autorizou busca em minha residência. Tomei a decisão de interromper minhas férias e retornar ao Brasil. Irei me apresentar à justiça e cuidar da minha defesa”, escreveu (mantida grafia original).

“Sempre pautei minhas ações pela ética e pela legalidade. Acredito na justiça brasileira e na força das instituições. Estou certo de que a verdade prevalecerá”, disse ainda.


Leia também


Últimas notícias