Mais uma

Pesquisa Genial/Quaest reitera chance de Lula vencer no primeiro turno

Seguindo tendência dos demais institutos, nova pesquisa traz ex-presidente com 50,5% dos votos válidos e vantagem se abrindo

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula, durante último grande ato de campanha, em São Paulo: "O tempo do ódio, da guerra e da desunião está chegando ao fim"

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repete tendência de alta também na pesquisa Genial/Quaest divulgada nas primeiras horas desta quarta-feira (28). Lula subiu 2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior do mesmo instituto, e agora está com 46%. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, também segue o mesmo comportamento das demais sondagens, nas quais ou fica parado ou cai. No caso de hoje, perdeu 1 ponto e agora está com 33%. Desse modo, a vantagem de Lula, que era de 10 pontos na semana passada, subiu para 13.

O percentual de Lula supera também a soma dos demais adversários, que chega a 45%. Ou seja, o candidato da coligação Brasil da Esperança venceria no primeiro turno, pois estaria com 50,5% dos votos válidos, 1 ponto acima dos demais – mas ainda dentro de uma margem de erro apertada.

Ocorre que é a primeira vez que a pesquisa Genial/Quaest traz Lula matematicamente em posição de evitar o segundo turno. Além disso, a curva do candidato do PT é de alta. “Como Lula já tem, na margem de erro da pesquisa, vantagem matemática para vencer a eleição no primeiro turno, o voto útil pode ampliar essa possibilidade. Entre eleitores de Ciro, Tebet e outros candidatos, 24% mudariam o voto para Lula vencer no 1º turno”, diz o diretor da Quaest, Felipe Nunes.

Dos eleitores de Ciro, 27% mudariam o voto para Lula vencer no primeiro turno (ou seja, 1,62 ponto); dos eleitores de Tebet, 30% (ou 1,5 ponto). Isso daria para Lula 49,12% dos votos totais, ou 53,9% de votos válidos, observa Nunes.

Imagem

Além disso, a rejeição do presidente Bolsonaro passou de 52% para 55%, enquanto a rejeição de Lula passou de 47% para 44%. Ou seja, a maré está totalmente desfavorável para Bolsonaro reverter o quadro.

Imagem

Intenção de voto estimulada para presidente

Ciro Gomes (PDT) tem 6%, Simone Tebet (MDB), 5% e Soraya Thronicke (União Brasil), 1%. Felipe D’Avila (Novo), Vera Lucia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Padre Kelmon (PTB), Leonardo Péricles (UP) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram.

  • Lula (PT) — 46%
  • Bolsonaro (PL) — 33%
  • Ciro Gomes (PDT) — 6%
  • Simone Tebet (MDB) — 5%
  • Soraya Thronicke (União Brasil) — 1%
  • Felipe D’Avila (Novo) — 0
  • Vera Lucia (PSTU) — 0
  • Sofia Manzano (PCB) — 0
  • Padre Kelmon (PTB) — 0
  • Leonardo Péricles (UP) — 0
  • José Maria Eymael (DC) — 0
  • Indecisos – 5%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 4%

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2 mil pessoas entre sábado e ontem (24 a 27), presencialmente, e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento tem registro número BR-04371/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em um eventual segundo turno, Lula supera Bolsonaro por 52% a 38%.

Leia também

Confira os principais gráficos da pesquisa Genial/Quaest

Imagem
Lula amplia vantagem nos dois estratos de renda mais populosos
Pesquisa Genial/Quaest
Lula alcança 65% no Nordeste e Bolsonaro não consegue subir no Sudeste
Imagem
Bolsonaro não consegue reagir entre as mulheres e perde terreno entre os homens
Imagem
Nos estratos por religião, cenário segue estável, com ligeira movimentação favorável a Lula