Vale do Aço

Lula em Minas Gerais: ‘Todos têm direito a viver decentemente’

Em comício na cidade de Ipatinga ao lado de Dilma Rousseff, ex-presidentes conclamam população a “resolver a parada” no primeiro turno e a eleger deputados e senadores “do time do Lula”

Fotos: Ricardo Stuckert
Fotos: Ricardo Stuckert

São Paulo – Em ato público em Ipatinga, em Minas Gerais, na noite desta sexta-feira (23), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que as crianças estão sendo privadas de direitos básicos desde que o golpe de 2016 interrompeu o segundo mandato de Dilma Rousseff. E se comprometeu, se voltar a governar o país, a combater a fome em primeiro lugar. “As nossas crianças têm direito de querer tomar um iogurte, (…) têm direito de querer comer carne todo dia. É com esse compromisso que eu venho. Eu quero que vocês olhem nos meus olhos. Eu quero voltar para consertar esse país e melhorar a vida do nosso povo”.

Em seu discurso, Lula lamentou os retrocessos que o país enfrenta e lembrou que a população sabe comparar os governos petistas com os governos do golpista Michel Temer e do atual presidente, Jair Bolsonaro. “A gente consertou esse país. Fizemos mais universidades, mais escolas técnicas, mais emprego, mais comida na mesa e o Brasil era respeitado. Vou voltar não para governar, mas para cuidar que vocês tenham o direito de viver decentemente e felizes”, disse ao público que lotou o Parque Ipanema, naquela cidade da região do Vale do Aço.

O comício em Ipatinga foi interrompido sem que Lula concluísse seu discurso como havia planejado. Atrasos sucessivos que antecederam o início do evento fizeram com que o ex-presidente tivesse de sair às pressas, sob risco de perder o voo de volta a São Paulo. O sábado na capital paulista será de agenda cheia, com compromissos desde as primeiras horas da manhã.

Eleger aliados em Minas

Lula destacou a necessidade de o estado eleger Alexandre Kalil e Alexandre Silveira, candidatos respectivamente a governador e a senador por Minas Gerais. E, principalmente uma bancada de deputados estaduais e federais comprometidos com as causas de interesse do povo.

Em sua participação, Kalil disse que, no período de campanha com o ex-presidente, aprendeu com ele que governar é um ato de amor, de cuidado e de empatia. “Esse povo não esquece disso. Esse povo está aqui porque foi cuidado e depois foi abandonado. Nós sabemos cuidar de gente”, afirmou.

Por sua vez, Alexandre Silveira destacou ter certeza de que Lula vai unir o país, após o recente período de ódio e despolitização da população “Há uma onda no Brasil para eleger Lula e seus aliados, sintonizados com o projeto de país”.

Dilma presente

O último comício de Lula em Minas Gerais antes do primeiro turno contou com a presença da ex-presidenta Dilma Rousseff em seu estado natal. Ela destacou a resistência feminina ao bolsonarismo, e citou Leonel Brizola para pedir voto consciente no dia 2 de outubro e disse esperar que a eleição tenha vencedor já no primeiro turno. “O povo tem pressa e tem urgência. Votem de forma consciente, vamos resolver essa parada no primeiro turno. E se vocês conhecerem algum companheiro de fé, trabalhistas do PDT, sempre lembrem a eles: Leonel de Moura Brizola jamais iria para Paris. E no dia 2 de outubro, se fosse vivo, estaria votando no presidente Lula 13”, declarou, numa clara referência ao candidato Ciro Gomes.

Novo ‘Vira voto’ reúne Milton Nascimento, Ziraldo e mais artistas por Lula no 1º turno

No discurso, Dilma também conclamou a população a fortalecer candidatos e candidatas que apoiam a coligação Brasil da Esperança, e que estejam ligados aos campos progressistas em seus estados. O objetivo é compor um poder Legislativo, no Congresso e nas Assembleias Legislativas que representam efetivamente a classe trabalhadora em toda a sua diversidade.

Para reforçar o pedido, a ex-presidenta deu como exemplo o golpe que sofreu em 2016. “A minha experiência mostrou, nós precisamos de deputados e senadores. Vocês viram o que aconteceu com o impeachment, então vamos votar no time do Lula”, disse.

‘A Fantástica Fábrica de Golpes’ será exibido na RBA de hoje a domingo. Assista

Ela também chamou Jair Bolsonaro de “inominável que envergonha a nação” e citou pesquisas eleitorais que mostram que uma das principais barreiras contra a sua reeleição serão as mulheres, que são 53% do eleitorado. “Eu tenho certeza que nós, mulheres, que somos mãe da outra parte da população, vamos ser capazes de convencê-los a se constituírem também numa barreira contra Bolsonaro. Minas Gerais é a síntese do Brasil. Quando Minas se movimenta, o Brasil se movimenta. Sempre foi assim ao longo da história. Eu espero que vocês se movimentem para que nós possamos ganhar no primeiro turno”, completou Dilma.


Assista o comício de Lula em Minas Gerais