Progressista

Izolda Cela formaliza apoio a petista Elmano ao governo do Ceará

Ciro Gomes está isolado em seu próprio estado. Os irmãos Ivo, prefeito de Sobral, e Cid Gomes não respaldaram o nome de Roberto Cláudio ao governo

Divulgação
Divulgação
"Tenho certeza que, com Elmano governador, o Ceará vai garantir as conquistas", diz governadora

São Paulo – A governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), anunciou nesta segunda-feira (26), em postagens nas redes sociais, que apóia Elmano de Freitas (PT), candidato ao governo pela coligação Ceará Cada Vez Mais Forte. A aliança reúne PT, PC do B, PV, PP, MDB, PRTB, Psol, Rede e Solidariedade. A decisão já era conhecida, mas foi formalizada desde a manhã de hoje, quando a chefe do governo a comunicou em grupos de WhatsApp e, depois, nas redes.

Segundo pesquisa Ipec para o governo do Ceará, divulgada na quinta-feira (22), Elmano lidera a disputa com 30% das intenções de voto. Ele tinha 22% na pesquisa anterior. O candidato do União Brasil, Capitão Wagner, perdeu o primeiro lugar, caindo de 35% para 29%. O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) oscilou um ponto para cima, de 21% para 22%.

A candidatura de Cláudio foi uma imposição do presidenciável Ciro Gomes (PDT), que implodiu uma aliança de 16 anos no estado entre o PT e o PDT. A definição desse nome contrariou acordo que previa a candidatura da atual governadora Izolda (ex-PDT), que era apoiada pelo ex-governador CamiIo Santana (PT). Com isso, a governadora deixou o PDT, que rachou. Ao se desfiliar da legenda, a governadora afirmou: “Poderíamos já estar todos unidos contra o fascismo, a intolerância e o ódio. Defendi isso desde o início, juntamente com Cid, Camilo e tantos outros”.

Cid (esq.) adesivado de Camilo

Racha na família de Ciro

O racha atingiu inclusive a família Ferreira Gomes: os irmãos Ivo Gomes, prefeito de Sobral, e o ex-senador Cid Gomes (PDT) não respaldaram o nome de Roberto Cláudio (PDT), definido em votação partidária, mas considerada consequência das articulações de Ciro.

Além de Ciro, Cláudio era o candidato preferido do presidente da legenda, Carlos Lupi. O balanço final do imbróglio é que, como em âmbito nacional, Ciro Gomes está isolado em sue próprio estado, onde não tem palanque. Seus irmãos Cid e Ivo deixaram claro seu apoio ao Petista Elmano na sexta-feira (23), engrossando a campanha na rua de Camilo Santana pela vaga ao Senado.

Pesquisa do Ipec  divulgada na quinta-feira (22) mostrou que Camilo lidera com 66% das intenções de voto, seguido por Kamila Cardoso (Avante), que tem 13%, Érika Amorim (PSD), com 3%, e Carlos Silva, que aparece 1%.

“Conheci Elmano quando eu era secretária de Educação do Cid, e vejo uma trajetória pautada na defesa do povo cearense. Tenho certeza que, com Elmano governador, o Ceará vai garantir as conquistas e avançar ainda mais no caminho certo em busca das vitórias que todos nós desejamos”, postou a governadora no Twiter.


Leia também


Últimas notícias