DISPUTA ELEITORAL

Ipec divulga nova pesquisa para a presidência na noite desta segunda-feira

Levantamento contratado pela TV Globo será apresentado no ‘Jornal Nacional’. Na pesquisa da semana passada, Lula estava tecnicamente empatado com a soma dos outros candidatos, podendo levar a eleição no primeiro turno

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula mantinha 46% das intenções de voto na pesquisa da semana passada

São Paulo – O Ipec (ex-Ibope) divulga nova pesquisa sobre a corrida presidencial na noite desta segunda-feira (19). O levantamento, contratado pelo Grupo Globo, analisa o desempenho dos candidatos à Presidência da República na disputa pela vaga no Palácio do Planalto.

O levantamento deve ser divulgado durante o Jornal Nacional, principal telejornal da Rede Globo e tem previsão de apresentação para as 21h. Na última edição do estudo, publicado em 12 de setembro, Lula oscilou 2 pontos percentuais para cima e teve 46% das intenções de voto.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceu na segunda colocação, com 31%. O estudo apontou que Lula estava empatado, no limite da margem de erro, que é de 2 pontos para mais ou para menos, com a soma de todos os outros candidatos (46% a 44%). Caso o petista supere o conjunto dos oponentes, a eleição seria decidida no primeiro turno.

Leia também: Lula cresce três pontos na pesquisa BTG/FSB e vai a 44% dos votos. Bolsonaro mantém 35%

Ciro Gomes (PDT) pontuou 7%, e Simone Tebet (MDB), 4%. O pedetista variou 1 ponto para baixo, enquanto emedebista manteve o mesmo percentual. Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) se mantiveram com 1%. Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) não chegaram a 1%. Brancos e nulos somaram 6%. Eleitores que não sabem ou não responderam correspondem a 4%.

Em um eventual segundo turno, o levantamento mostrou Lula com 53% das intenções de voto, contra 36% de Bolsonaro. No levantamento anterior, o petista tinha 52%, enquanto o atual presidente aparecia com os mesmos 36%.

Vídeo falso

Circula nas redes sociais um vídeo com imagens do Jornal Nacional que mostram o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na pesquisa Ipec divulgada em 12 de setembro de 2022 sobre a eleição presidencial. Trata-se de uma produção de fake news.

O vídeo falso exibe imagens do apresentador William Bonner e um áudio manipulado, que diz: “O Ipec divulgou uma nova pesquisa contratada pela TV Globo sobre a intenção de voto para as eleições presidenciais. A disputa segue estável. Jair Bolsonaro tem 46%, e Lula tem 31% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos”. A narração é acompanhada pela imagem adulterada de um gráfico que exibe os mesmos números errados.

Os dados verdadeiros da pesquisa, apresentados pelo Jornal Nacional no dia 12 de setembro, mostram que Lula lidera a disputa, com 46% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 31%.

Em nota, o Ipec disse que o vídeo apresenta dados falsos e que vai denunciar o conteúdo.

“É falso o vídeo que circula em redes sociais e grupos de WhatsApp onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 46% das intenções de voto e o ex-presidente Lula, do PT, com 31%, segundo dados do Ipec e com imagens do Jornal Nacional, da TV Globo. Divulgada dia 12 de setembro, a pesquisa mostra o contrário: o ex-presidente Lula lidera a disputa, com 46% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 31%. O Ipec está denunciando o vídeo no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Ministério Público Eleitoral (MPE) para que adotem as medidas cabíveis.”


Com Brasil de Fato e G1