Tenso

Deputado Douglas Garcia assedia jornalista Vera Magalhães ao final de debate em São Paulo

Filmando a jornalista com o celular, Douglas Garcia perguntou aos gritos se ela recebia dinheiro para criticar Bolsonaro

Reprodução / Twitter
Reprodução / Twitter
Deputado Douglas Garcia entrou na TV Cultura para acompanhar o debate a convite do candidato Tarcísio de Freitas

São Paulo – Ao final do debate entre os candidatos a governador de São Paulo, na noite de ontem (13), o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) assediou verbalmente a jornalista Vera Magalhães, que estava na plateia. Ele estava entre os convidados de Tarcísio de Freitas, também do Republicanos.

Garcia sentou ao lado da jornalista e, filmando com o celular, perguntou aos gritos se ela recebia dinheiro para criticar Bolsonaro e questionou os valores do contrato dela com a TV Cultura. Também a chamou de “vergonha do jornalismo brasileiro”.

O deputado seguiu filmando a discussão, mesmo com a intervenção de seguranças. Nesse momento, o diretor de Jornalismo da TV Cultura, Leão Serva, interveio, arrancou o celular da mão do deputado e arremessou o aparelho.

Após o episódio, Serva declarou que Garcia persegue reiteradamente a jornalista. “Dois anos atrás ele foi à TV Cultura, usando as prerrogativas de deputado, para obter uma cópia do contrato de trabalho dela, foi à Assembleia Legislativa e divulgou como se fosse salário mensal aquilo que era um contrato anual”, relembrou. “Ele (Garcia) veio aqui com a intenção de, como eles gostam de falar, ‘lacrar'”.

No Twitter, Vera afirmou que vai registrar boletim de ocorrência contra Douglas Garcia. Ela também questionou publicamente o candidato Tarcísio sobre a ação de seu apoiador.

O candidato Fernando Haddad (PT) também repudiou a atitude de Douglas, que chamou de ataque covarde. Para o petista, foi uma “clara tentativa de ataque à liberdade de imprensa, método bolsonarista de intimidação contra a democracia”.

Leia também: Governo de SP é alvo, e debate marca disputa de Garcia e Tarcísio por vaga em 2º turno contra Haddad

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) manifestou em rede social “total repúdio ao ataque covarde que a jornalista sofreu” e disse que ele partiu “de um sujeito que não representa os valores democráticos nem o povo de São Paulo”.

Tarcísio disse não ter visto o momento da confusão e criticou a postura do correligionário. Em rede social, afirmou: “Lamento profundamente e repudio veementemente a agressão sofrida pela jornalista @veramagalhaes enquanto exercia sua função de jornalista durante o debate de hoje. Essa é uma atitude incompatível c/ a democracia e não condiz c/ o que defendemos em relação ao trabalho da imprensa”.

Com Folha de S.Paulo e Brasil de Fato