Reta final

Datafolha: Lula amplia vantagem no Sudeste e mantém ampla dianteira no Nordeste

Petista lidera levantamento nos dois maiores colégios eleitorais: no Sudeste. tem 9 pontos de vantagem sobre Bolsonaro. Na região Nordeste, está 37 pontos à frente

Divulgação/Montagem RBA
Divulgação/Montagem RBA
Ex-presidente mantém enorme vantagem no Nordeste do país, enquanto Bolsonaro tirou sete pontos percentuais em Minas Gerais

São Paulo – O Sudeste é o “campo de batalha” mais acirrada entre os dois principais candidatos à presidência da República. Na região, que concentra 43% do eleitorado do país, estão os três maiores colégios, de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na pesquisa Datafolha divulgada ontem (15), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou significativamente a dianteira sobre Jair Bolsonaro (PL) no Sudeste.

Embora na frente, na semana passada havia um empate técnico, com o petista cinco pontos à frente do presidente (41% contra 36%). Na pesquisa de ontem, Lula aparece com nove pontos de vantagem: 43% a 34% na região mais populosa do país.

São Paulo, Minas e Rio

Em São Paulo, onde está o maior colégio eleitoral entre os estados (22,6%), Lula subiu de 40% das intenções de voto há duas semanas para 43% no levantamento de ontem, enquanto Bolsonaro mostrou tendência de queda, indo de 35% para 33%. A diferença, portanto, dobrou, passando de 5 para 10 pontos percentuais. Ciro Gomes (PDT) ficou nos mesmos 9% e Simone Tebet (MDB) continua com 7%.

Minas Gerais tem o segundo maior colégio eleitoral brasileiro, 16,1 milhões de eleitores (10,4%). O estado tem também a tradição, por alguns considerada mística, segundo a qual o candidato que vence em Minas é sempre o eleito para presidir o país. Apesar de a diferença entre Lula e Bolsonaro ter caído de 17 para 10 pontos percentuais, o ex-presidente mantém uma vantagem importante a seu favor com esses dez pontos. Lula recuou de 47% para 43%, enquanto Bolsonaro foi de 30% para 33%. Ciro Gomes (8%) e Simone Tebet (4%) ficaram estáveis.

Por fim, entre os três maiores eleitorados, no Rio de Janeiro Lula oscilou para cima, de 42% para 44%, e Bolsonaro manteve os 36% da pesquisa de duas semanas atrás. Ciro caiu de 8% para 6%, na margem de erro, e Simone Tebet se manteve estável com 4%.

Nordeste, segundo colégio entre regiões

No Nordeste, que tem o segundo colégio eleitoral entre as regiões (27%), o PT apresenta desempenho historicamente vencedor. Lula oscilou de 60% para 59% entre os nordestinos. Já Bolsonaro tem seu pior desempenho regional na região. Foi de 23% na semana passada para 22% ontem.

O Datafolha ouviu 5.926 pessoas, entre terça e ontem (13 a 15), em 300 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-04099/2022.


Leia também


Últimas notícias